07/07/2017

Pastoral

Voluntários engajam-se em missão solidária no Pará

A primeira semana da Missão Ananindeua, projeto organizado pela Pastoral da Rede La Salle e pela Fundação La Salle, já tem resultados junto à comunidade da Escola Estadual Celina Del Tetto, em Ananindeua/PA.

Em quatro dias de trabalho, a equipe de voluntários lassalistas conseguiu fazer reparos e pintar as salas de aula desta instituição pública. Além disso, oficinas com crianças e adolescentes também estão sendo desenvolvidas.

Para esse final de semana, estão previstas a realização de oficina de cajon (instrumentos musicais) com jovens e roda de Terapia Comunitária Integrativa com idosos vinculados ao Centro de Referência de Assistência Social local. Além disso, um grupo de artistas do grafite se disponibilizou voluntariamente a realizar um projeto de arte para o muro da escola.

O grupo de voluntários, em seus momentos de partilha e planejamento, deu ênfase aos desafios encontrados em uma missão. Segundo o grupo, é preciso que os participantes estejam abertos ao desconhecido, lancem mão da criatividade, afeto e união, para que consigam acolher o que verdadeiramente a realidade demanda. “Ficou evidente, ao chegar na Escola, que fórmulas e projetos prontos e fechados não cabem em uma missão como esta”, comenta Michele D’Avila, Coordenadora de Projetos que integra a Missão com o Monitor de Esportes e Lazer, Rafael Südecum, ambos colaboradores da Fundação La Salle, de Canoas/RS.

A Missão em Ananindeua acontece até 12 de julho e envolve ainda cursos para educadores deste município paraense e de Zé Doca/MA, também conduzidos por voluntários.

Parte dos investimentos à Escola são oriundos da arrecadação do projeto Sou Solidário, coordenado pela Fundação La Salle e pela Rede La Salle, em consonância com a Pastoral Lassalista.

Conheça mais em: sousolidario.org.

Tópicos

Voluntariado