05/07/2017

Lassalistas no III Congresso de Cátedras Scholas

O Reitor da Universidade La Salle, de Canoas/RS, Ir. Paulo Fossatti, e o Vice-Reitor e Pró-Reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Ir. Cledes Casagrande, participam do III Congresso Internacional de Cátedras Scholas. O evento ocorre na Universidad Hebrea de Jerusalén, em Israel, e tem como tema a construção da paz por meio da cultura do encontro entre a escola e a universidade. Reúne representantes de diversas instituições, membros acadêmicos do Programa Scholas Cátedras e personalidades religiosas, diplomáticas e do governo para gerar cooperação e aprendizagem tendo a educação como a principal ferramenta para mudança social.

Ir. Paulo Fossatti fez a mediação de uma mesa redonda denominada “O programa Cátedras Scholas e o engajamento social das Universidades”. Já Ir. Cledes Casagrande apresentou comunicação oral denominada “O trabalho do Tecnosocial Unilasalle em associação com a Cooperativa de Trabalho Anuillán: a experiência do projeto com recicladores”. Trata-se do relato do trabalho realizado pelo Tecnosocial que atende cooperativas de recicladores na região metropolitana há 10 anos.

De acordo com Ir. Cledes, eles estão entre universidades de todo o mundo sendo os representantes do Brasil junto apenas da Universidade Católica de Pernambuco. “Vamos apresentar o projeto desenvolvido pelo Tecnosocial e, a partir disso, também iremos assessorar uma cooperativa argentina, também de catadores e recicladores. E o melhor: tudo isso com a chancela do Vaticano, do Papa Francisco”, ressalta.