04/08/2017

Ensino Médio

Dicas de vestibular do acadêmico Igor Estima Sardo

Dicas de vestibular do acadêmico Igor Estima Sardo

Sou Igor Estima Sardo, egresso do Colégio La Salle Toledo e graduando de Relações Internacionais na UFRGS, campus Porto Alegre.

 

O concurso vestibular parece um sucesso inatingível, longínquo e custoso. No entanto, esse objetivo pode ser mais tangível do que muitos imaginam. No meu último ano de Ensino Médio consegui passar em três vestibulares em universidades públicas e posso asseverar que o corpo docente do Colégio La Salle é excelente na preparação para o ensino superior. Entretanto, essa orientação não pode vir desacompanhada do empenho individual. Nesse sentido, é vital programar a semana com pelo menos cinco dias para monitoria de exercícios e leituras e, sem dúvida, pelo menos dois dias para descanso produtivo, isto é, atividades que de fato descarreguem o peso dos ombros. Ademais, não é recomendável se desgastar até o último minuto – reserve os dois dias antecedentes à prova para refletir e descansar. No momento da prova, não exagere com lanches que possam distraí-lo. Leve o essencial para saciá-lo. Sobretudo, não pense naqueles que o rodeiam, pois eles são pessoas como você e tão preocupados quanto você.

Não deixe de conversar com aqueles que já passaram por tal experiência, seus professores e colegas mais velhos. Logo, recomendo estas sugestões para se atingir um melhor desempenho em Concursos Vestibulares. Mas, não se esqueça de que a vida não termina por causa de um resultado infrutífero, porque nossos sucessos sempre podem estar à mostra, mas, por mais que escondamos, são nossas derrotas que recobram nosso caráter.

< voltar