Ensino Médio

Ensino Médio

O Ensino Médio do Colégio La Salle Toledo consolida e aprofunda os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental para possibilitar a progressão do conhecimento em toda sua complexidade. Para tanto, apresenta uma proposta curricular, que oferece formação humana e uma base sólida para o desenvolvimento de habilidades e competências exigidos para a efetivação do Novo Ensino Médio. Desse modo, proporciona aos estudantes Itinerários de Formação Comum e de Formação Específica, os quais visam conceder suporte e aperfeiçoamento curricular em distintas áreas do conhecimento. As práticas envolvem recursos tecnológicos, atividades teóricas e avaliações diversificadas, as quais visam o enfrentamento das provas dos Processos Seletivos Seriados, Vestibulares e o ENEM.

 

Níveis de Ensino:

  • 1º ao 3º ano E.M.

Somos La Salle Toledo

Estudo no Colégio La Salle há mais de 10 anos e pretendo me formar aqui. Foi nesse local que conheci meus melhores amigos, vivenciei diversas experiências inesquecíveis e me tornei quem sou hoje, pelo caráter e pelo conhecimento. Além dos estudos (que são ótimos), o La Salle emprega inúmeras atividades em razão do aprender de uma forma mais prática e divertida e até do desenvolvimento do caráter, como o Pajula. Não podemos esquecer de citar os professores, que são destaque pela forma de ensinar e carisma, o espaço grande e confortável do colégio e a cantina maravilhosa, sem falar dos funcionários muito simpáticos. O cativante é que não priorizam apenas os números ótimos alcançados da escola, mas também a convivência. Todos estão sempre abertos a novas sugestões e sempre ouvindo os alunos. Por fim, posso afirmar que o Colégio La Salle me proporcionou momentos que vão ficar marcados para sempre.

Sofia Olsen

Principais Projetos Desenvolvidos

  • Programa de Iniciação Científica - PIBIC JR
    Fechar

    Programa de Iniciação Científica - PIBIC JR

    É um programa disponibilizado pela PUC/PR aos estudantes do 1º Ensino Médio em parceria com o Colégio La Salle, pelo período de um ano. O programa objetiva despertar e estimular a vocação científica com o desenvolvimento de projetos orientados pelos Mestres e Doutores da Universidade. Também favorece a inserção dos estudantes no ambiente universitário. Todo estudante inserido no programa recebe uma bolsa mensal, financiada pelo CNPq/Fundação Araucária ou pela PUCPR.

  • Disciplinas Eletivas
    Fechar

    Disciplinas Eletivas

    O novo modelo de Proposta Pedagógica para o Ensino Médio oferece 13 (treze) Disciplinas Eletivas, além de toda a formação básica. O aluno, ao selecionar as disciplinas que deseja cursar, amplia o conhecimento e enriquece o seu histórico escolar. As Disciplina Eletivas integram a Matriz Curricular, são ofertadas semestralmente e totalizam 40 horas cada uma. São elas - Biofísica, Desenho Geométrico, Educação Financeira, Geopolítica, Cursos de Informática, Metodologia e Pesquisa Científica, Oratória, Orientação Profissional, Políticas Públicas, Primeiros Socorros, Produção Textual, Química Aplicada e Técnicas de Laboratório.

  • Oficina de Produção de Texto
    Fechar

    Oficina de Produção de Texto

    As palavras fazem parte das mais diferentes situações, por isso é sabido que a informação é fundamental ao ser humano. É pelo conhecimento dos fatos que se amplia a comunicação entre os indivíduos. Sobretudo, é pela informação que o ser humano adquire conhecimento que lhe dará suporte a novas situações cotidianas – priorizando a natureza funcional, científica e interativa da língua. O Projeto Oficina de Produção de Texto, realizado em todas as séries do Ensino Médio e durante todo o ano letivo, tem como principais objetivos priorizar a natureza funcional e interativa da língua para ampliar a eficiência social da Língua Portuguesa, desenvolver as competências necessárias à produção de textos para vestibulares/seriados/ENEM, estimular a interpretação de quaisquer enunciados e gêneros com base em propostas oficiais dos concursos seletivos.

  • La Salle Aventura
    Fechar

    La Salle Aventura

    O Projeto La Salle Aventura foi idealizado com o objetivo de promover interação, momentos de lazer e formação humana aos estudantes do Ensino Médio. É realizado anualmente com todas as séries do Ensino Médio em local próximo à cidade que ofereça a estrutura para desenvolver esportes da natureza. Entre as atividades propostas estão: Boia-cross, Biribol, Estafetas, Futebol Cooperativo, Vôlei de Areia, Tirolesa, Caça ao Tesouro, Lona Molhada, Piscina e Slackline.

  • Combate à Intimidação Sistemática (Bullying)
    Fechar

    Combate à Intimidação Sistemática (Bullying)

    O Colégio La Salle Toledo assume um papel importantíssimo no combate ao bullying, não só como órgão educacional, mas como extensão da família das vítimas de bullying. O Programa de Combate à Intimidação Sistemática objetiva: Promover medidas de conscientização, prevenção e combate a todos os tipos de violência, com ênfase nas práticas recorrentes de intimidação sistemática ou constrangimento físico e psicológico cometidas por alunos, professores e outros profissionais integrantes da escola; Instituir práticas de conduta e orientação aos pais, familiares e responsáveis diante da identificação de vítimas e agressores; Evitar, tanto quanto possível, a punição dos agressores, privilegiando mecanismos e instrumentos alternativos que promovam a efetiva responsabilização e a mudança de comportamento hostil; Cumprir  a Lei nº 13.185 – 6/11/2015 - Presidência da República - que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática em todo o território NACIONAL.