A construção do conhecimento torna-se significativa quando o ato de aprender é mediado por atividades lúdicas, que, conforme destacado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estimulam o prazer pela descoberta, fortalecem a curiosidade, e promovem o desenvolvimento motor e cognitivo da criança. Nesse contexto, a Educação Infantil, apoiada pelas Metodologias Ativas, possibilita o desenvolvimento integral da criança, respeitando suas dimensões físicas, psíquicas e emocionais, além de estimular a ética, a estética, as relações interpessoais e a inserção social. Assim, a educação promove um ambiente favorável ao crescimento equilibrado, assegurando a aquisição de novos conhecimentos e o despertar das potencialidades infantis.
A instituição, fundamentada nos princípios da BNCC e em Projetos Pedagógicos, valoriza a aprendizagem como prática social, incentivando a sociabilidade, a cooperação, a criatividade, a convivência e a expressão das múltiplas linguagens. As práticas na Educação Infantil são orientadas para fortalecer a autoconfiança, a autonomia e a autoestima dos estudantes, preparando-os para uma participação ativa e consciente na sociedade.
Níveis de Ensino:
Sou Patrícia, mãe do Davi, é muito importante o Davi estar no Colégio La Salle. A Educação Infantil mostrou e fez com que ele tivesse um melhor desenvolvimento na sua fala, na parte social e na alimentação. Agradeço a todos.
Patrícia Lêem Kosako Cerutti
Escolher o Colégio La Salle foi decisão unânime por nós pais. A experiência como egresso (pai), a estrutura da escola, todo corpo docente e os valores adotados, estão sendo primordiais para o crescimento e desenvolvimento do nosso filho. A educação infantil, tem trazido incontáveis benefícios para o Teodoro, que, visivelmente, após ingressar no Colégio La Salle, tem desenvolvido com grande avanço nas áreas psicológica, educacional e motora. Além de ser uma escola tradicional, oferece grande avanço em inclusão digital, suprindo a necessidade dos dias atuais. Todo o carinho e cuidado atribuído ao nosso pequeno, merece ser reconhecido. Obrigada a toda equipe do Colégio La Salle.
Alana A. De França e Daniel Gustavo Bamberg Schneider
Sentimos um grande acolhimento desde o momento que ingressamos no Colégio La Salle, principalmente por parte da coordenação, tanto da Educação Infantil quanto do Ensino Fundamental I; sentimento de ‘’ estar de volta’’ na casa que, nós pais, estudamos durante toda a infância e que agora é a ‘’casa’’ dos nossos filhos! É um aprendizado e trabalho contínuo e em conjunto entre escola e família, com trocas de ideias e experiências; principalmente por termos um filho especial e que necessita ainda mais de um olhar empático, de amor e de atenção. E que Jesus viva em nossos corações, trazendo tranquilidade, mais amor e confiança. Com carinho Família Kosako Tanzawa.
Família Kosako Tanzawa
As histórias compõem a cultura desde o início da humanidade. Na infância, os enredos recriam sentidos juntamente ao ato de representá-los em brincadeiras. Assim, o exercício de contar e ouvir narrativas comporta inúmeros significados, que estimulam a imaginação e a afetividade. Nesse processo, além de desenvolver, de forma lúdica, a capacidade de expressão, posteriormente, nossas crianças interpretam e desenvolvem a habilidade da escrita. Na Educação Infantil, do Colégio La Salle, o “Projeto Contação de Histórias” proporciona às crianças a familiaridade com textos literários e enfatiza o espírito de descoberta muito presente em situações de leitura. Essa prática, de contato diário com os livros, permite a todos viverem momentos prazerosos movidos pela imaginação.
O contato com as sementes que brotam, o ato de regar, plantar e cultivar, estimulam a prática diária do cuidado. Essa habilidade desenvolve a tolerância e a responsabilidade. É, nesse sentido que, o zelo pelo meio ambiente e por todas as formas de vida no planeta, estão cotidianamente incorporados no nosso ambiente escolar. O “Projeto Horta na Escola” desenvolve o conhecimento referente a hábitos alimentares saudáveis, fortalece a cultura gastronômica e explora o aproveitamento integral dos alimentos. Nesse processo, monitorados pelas professoras, os alunos da Educação Infantil preparam os canteiros e plantam as sementes. Durante todo ano letivo, pelo menos três vezes por semana, as crianças se deslocam até a horta para regarem as sementes, que em poucos dias começam a germinar. Nesse contexto, podem observar o crescimento de cada plantinha. As colheitas também são feitas pelos alunos e os alimentos são levados ao refeitório para serem preparados e servidos nas refeições diárias das crianças. A satisfação e o orgulho de terem colaborado nessa produção, faz com que se sintam estimuladas a prepararem e degustarem alimentos saudáveis.