O turno Complementar/Integral do Colégio La Salle Toledo acontece de forma agradável e contextualizada à Base Curricular de cada série. A proposta permite desenvolver autonomia e interação para aprimorar práticas e habilidades individuais e coletivas. Desse modo, as crianças se apropriam da Língua Inglesa e desenvolvem habilidades linguísticas, sociais e culturais a partir de uma carga horária diferenciada e disposta na grade curricular em parceria com a Cambridge University Press. A editora britânica fornece os materiais didáticos e disponibiliza recursos pedagógicos. Além disso, os alunos são preparados para adquirirem certificações internacionais oferecidas pela universidade. Nessa proposta, os estudantes são imersos em um ambiente estimulador, que prioriza em todos os contextos habilidades de ouvir, falar, ler e escrever.
Além de 2h/aulas de Inglês semanais, café da manhã e almoço com cardápio elaborado e supervisionado por nutricionista, as crianças têm acesso a projetos e atividades como Contação de Histórias, Culinária, Horta Escolar, Aulas de Informática e Orientação de Tarefas, que envolvem a psicomotricidade e a expressão corporal.
O contato com a terra no preparo dos canteiros proporciona inúmeras descobertas de formas de vida que convivem nesse espaço. O contato com as sementes que brotam, a prática diária do cuidado, o ato de regar, plantar e cultivar, é um exercício de paciência. Além disso, altera a relação das pessoas com o meio ambiente, estimula a construção dos princípios de responsabilidade e comprometimento com a natureza e com o ambiente escolar. O projeto proporciona momentos de conscientização dos alunos quanto às práticas alimentares mais saudáveis, fortalece culturas gastronômicas das diversas regiões do país e discute a possibilidade do aproveitamento integral dos alimentos. Os alunos plantam as sementes escolhidas junto à professora, preparam os canteiros e, em dia estabelecido, colocam a semente na terra. Sendo assim, durante todo o ano letivo, pelo menos uma vez ao dia, as crianças se deslocam até a horta para regarem as sementes que em poucos dias começam a germinar. Desse modo, as crianças podem observar diariamente o crescimento de cada plantinha. As colheitas também são feitas pelos alunos e levadas ao refeitório para serem preparadas e servidas nas refeições diárias. A satisfação e o orgulho de terem ajudado na produção deste plantio faz com que aumente o estímulo e a vontade de degustar alimentos saudáveis.
Dentre as diversas atividades propostas para o Turno Integral, a culinária tem um destaque especial e é um momento muito apreciado pelas crianças. Durante a culinária, as crianças participam ativamente: ajudam na escolha das receitas, exploram os ingredientes, adicionam um a um na tigela, mexem, experimentam, diferenciam sabores e cheiros, misturam tudo e aprendem muito. Depois de pronto, degustam com muito prazer! A atividade é um excelente recurso pedagógico, pois as crianças podem observar o processo de mistura e transformação dos ingredientes; a cozinha, se converte em um autêntico laboratório e fonte de informação, repleta de aprendizagens de Física, Lógica, Matemática, Linguagem e Ciências. Enfim… uma aula de inúmeras descobertas!