20/07/2017

Missão voluntária transforma escola estadual do Pará

Entre os dias 1 e 11 de julho ocorreu o projeto Universitários em Missão – Missão Ananindeua 2017. Foram dias de muita dedicação, união e arte no município de Ananindeua/PA, em que um grupo de voluntários lassalistas realizou ações comunitárias e buscou transformar o espaço da Escola Estadual Celina Del Tetto em um lugar mais acolhedor e humanizado.

Cor e renovação de espaços
As 14 salas de aula da escola foram limpas e pintadas (paredes e chão). O saguão principal também foi revitalizado, assim como alguns corredores. Uma nova sala de aula começou a ser construída e está em finalização. Telhas serão trocadas, evitando que a chuva entre nos espaços. E, por fim, o muro principal da escola - que mede mais de 100 metros - foi contemplado com o grafite de artistas locais, que, voluntariamente, deram cor e visibilidade à escola, antes pouco identificada e escondida pelo cinza do muro.

Frases de São João Batista de La Salle e de Paulo Freire compuseram parte deste novo cenário. Alguns alunos, mesmo de férias, foram até o espaço para ver o resultado desta ação. A reação deles de alegria, de surpresa e de gratidão emocionou os voluntários.

O grupo de artistas que realizou o grafite foi coordenado por um ex-aluno da escola, Levi Rogério Rodrigues Sousa. Ao lado dos demais participantes, ele reforçou o desejo de consolidar um grupo de grafite na região, podendo, a partir da arte, oportunizar outras atividades aos jovens.

Esperança
Além das ações de revitalização, houve também o empenho em transmitir as pessoas da comunidade que realidade delas importa e que os voluntários desejaram fortalecer o sentimento de esperança e de pertença a partir da solidariedade e da responsabilidade social.

Oficinas e debates
Os lassalistas também realizaram oficinas. Em uma delas, o voluntário Ronaldo Lopes construiu um cajón, instrumento de percussão que, ao final do encontro, entoou o ritmo do carimbó, dançado pelo grupo de idosos que estavam na Roda de Terapia Comunitária com a voluntária Juliana Nunes. As crianças e jovens também participaram de atividades recreativas e esportivas durante os dias da Missão. Um dos temas escolhidos pelos jovens para ser debatido em um encontro foi o luto por amigos mortos violentamente, assunto que permeia a realidade da juventude da região, considerada uma das mais violentas do Brasil.

Ao que se refere ao viés lassalista deste voluntariado, surgiu nos relatos dos participantes a importância de os voluntários seguirem atuando pela causa que São João Batista de La Salle se dedicou há mais de 300 anos. O grupo se despediu com o sentimento de “missão cumprida”. Já se fala em reencontros e em novas missões.

Saiba mais
O Universitários em Missão – Missão Ananindeua 2017 integra o projeto Sou Solidário. A Fundação La Salle, que coordena esse projeto de voluntariado da Rede La Salle junto à Pastoral, é grata pela coragem de cada voluntário em insistir no afeto, na criatividade e na disposição doada nesta Missão. Ao mesmo tempo, agradece a todas as pessoas que contribuíram no financiamento coletivo, fundamental para viabilizar a iniciativa.

Conheça mais em: www.sousolidario.org.