31/08/2018

“Profissão: Uma questão de gênero?” na FEICCOM

Elaborado pelas alunas Gabriela, Bruna e Nicole (3ª série EM) e orientado pela Professora Roberta e as Co-orientadoras Catiane e Priscila, o objetivo do trabalho foi investigar as áreas de interesse profissional dos estudantes do Colégio La Salle Esteio e, assim, obter informações sobre a relação do gênero dos entrevistados com a escolha da carreira científica, para compreender o motivo pelos quais muitas mulheres não se fazem presentes na produção científica, em Ciências da Natureza.

A justificativa para desenvolver uma pesquisa sobre esse tema se deve à temática, cujas mulheres, têm menos representantes na área da Ciência, baseado no artigo “Por que tão poucas?”. Esse estudo pode se confirmar ao longo da história, onde a participação feminina é bastante escassa, ou, até mesmo, pouco contada pelos historiadores.

Este foi o trabalho selecionado, do Ensino Médio, durante a Mostra de Conhecimentos do La Salle Esteio, para apresentar na 21ª Feira de Ideias do Colégio Coração de Maria (FEICCOM).  O objetivo do evento é estimular os alunos ao interesse pela investigação desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, desenvolvendo projetos que utilizem métodos científicos.

A FEICCOM é afiliada à Mostratec, maior feira científica da América do Sul e, também, afiliada a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

Professora de Biologia, Roberta Piuco.