23/09/2019

Cultura

O silêncio é indispensável para regenerar o cérebro

O silêncio é indispensável para regenerar o cérebro

O silêncio torna-nos mais inteligentes, criativos e seguros


A questão do silêncio, foi abordada na obra “A Mente é Maravilhosa”, adaptada por Glorioso Portugal, em artigo que considera o quanto a humanidade está saturada de ruídos. Para o especialista, na ausência de sons, é muito comum que as pessoas se deflagrem com um abismo, próprio delas. Contudo, alguns sons, que podem ser analisados como sem utilidade, por exemplo, os mais corriqueiros – carros, máquinas, apitos – expõem nosso estado emocional a uma condição constante de stress.

Segundo pesquisa realizada na Alemanha pelo "Research Center for Regenerative Therapies" de Dresden: existem processos cerebrais, que só acontecem quando estamos em silêncio. E, ainda, indicam que é possível haver uma regeneração neurológica, justamente nos momentos em que estamos em silêncio. Essa pressuposição continua em estudos por meio de animais, especificamente em ratos. É nesse sentido, que se comprovou que há um aumento de células nervosas, responsáveis por regular as emoções, a memória e também a aprendizagem.

Em “A Mente é Maravilhosa”, o cérebro nunca descansa, mas, quando estamos em silêncio, desenvolve outros processos, que completam os que estão sendo realizados quando estamos ativos. É por essa razão que especialistas afirmam que alcançamos novas perspectivas após descansarmos por alguns períodos – é o efeito de uma depuração – que, afinal, torna-nos mais inteligentes e criativos.

Todavia, o contrário também é possível, segundo a Universidade de Cornell, os níveis de stress são mais elevados quando nos submetemos a constantes momentos de ruídos, além de que, é possível que a pressão arterial se eleve. A título de curiosidade, o silêncio, mesmo que por breves momentos do dia, resulta em mais benefícios do que ouvir uma música relaxante. Por fim, conforme a edição, silenciar melhora as emoções, a saúde e, sobretudo a qualidade vida.


Edição E Adaptação Portugal Glorioso. Fonte: A Mente É Maravilhosa.
https://amenteemaravilhosa.com.br/silencio-indispensavel-regenerar-cerebro/

< voltar