11/08/2017

Entrevista do estudante Igor Estima Sardo

Leia a entrevista do estudante Igor Estima Sardo, acadêmico de Relações Internacionais e nota mil na Redação do ENEM:

E quando sai a lista de aprovados de uma Universidade como a Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e seu nome está nela, olhar para trás e perceber que suas privações geraram resultado é, no mínimo, a melhor sensação do mundo! Certamente foi isso que sentiu, o ex-aluno lassalista Igor Estima Sardo, 18 anos. Ele foi o 18ª entre os 80 alunos que ingressaram no curso de Relações Internacionais da Federal do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre. Eram 15 candidatos concorrendo para cada vaga. Igor, além dessa ótima colocação, tirou pontuação máxima na redação. De férias das aulas, o calouro da Federal do Rio Grande do Sul esteve no Colégio La Salle, revendo seus antigos professores, coordenadores e diretor, dos quais mais que aluno, passou a ser amigo.

Igor contou que de sua grade curricular, quando estudante do Ensino Médio, as matérias preferidas sempre foram Geografia e História, além de línguas. “Eram as que eu mais adorava, pois eram matérias muito tangíveis. Sempre gostei de línguas também, hoje no meu curso faço Inglês, Espanhol e Russo”. O ex-aluno conta que o curso de Relações Internacionais tem duração de 4 anos e que após concluir estas línguas, deve estudar Francês e Chinês.

Morar em Porto Alegre é bem diferente do que morar em Toledo, principalmente pela segurança, segundo Igor. “A qualidade de vida é boa, o transporte público é bem decente e ainda, como estudante, eu pago meia tarifa. Por outro lado, é extremamente perigoso”. E isso, é algo que faz diferença, pelo menos para ele. “Sinto falta dessa facilidade de locomoção e tranquilidade de Toledo. Poder ir a qualquer lugar de bicicleta tranquilamente, mesmo à noite. Lá preciso olhar no mapa quantos ônibus terei que pegar para chegar onde eu quero e cuidar do horário. À noite não tem muita gente na rua...”, detalhou o graduando. Outro fato que ele relatou foi sobre o clima: contou que há muita variação térmica e muitos extremos: quando é frio é muito frio. Quando é calor, é muito calor!

Ele se disse privilegiado. “Enquanto a maioria divide apartamento ou casa, eu moro com minha mãe em Porto Alegre. Mesmo que faça muitas refeições nos restaurantes universitários, ter minha mãe morando aqui é muito aconchegante”, relata. Ele ainda acrescentou que foi muito bem acolhido pelos demais estudantes, que tem somente mais uma paranaense, três paulistas, uma cearense e os demais são do interior de Porto Alegre e da própria capital.

Aluno de ensino médio x aluno universitário

Igor disse que são realidades muito diferentes a vida de Ensino Médio e de universitário. “Quando estudava no La Salle era um ambiente mais familiar, éramos próximos dos professores. Na universidade é bem diferente, há uma distância maior. Em uma sala de 80 alunos, caso você não entenda, é você quem tem que correr atrás. Diferente do Ensino Médio em que os professores estão sempre conversando com você e ao verificar qualquer problema, tentam resolver”, explica ele. Sim...crescer exige maturidade e responsabilidade. Para chegar em uma Federal isso triplica e para se manter nela, imagine o esforço! “A avaliação na UFRGS não é por nota e sim por conceito. Das 6 (seis) disciplinas que cursei neste semestre tirei 5 ‘A’ e 1 ‘B’”. Igor nos contou que sua redação – a qual ele conseguiu tirar nota máxima, foi sobre Intolerância Religiosa e que utilizou muitos dados extraídos das aulas das professoras de geopolítica e sociologia. “Além da organização de ideias e argumentos sempre exigidas nas aulas de Produção de Texto. Utilizei muitos dados das aulas”, conta Igor. Sem contar na leitura constante, que é um diferencial para quem quer escrever bem!

Quando não está em sala de aula, Igor procura fazer academia e natação, além de se encontrar com os amigos para um happy hour, porque ninguém é de ferro. Igor permanece em Toledo até o dia 20 e depois volta para o Rio Grande do Sul vitalizado e pronto para o próximo semestre!