27/06/2019

Obras Assistenciais

Aplicativo Sou Solidário é entregue à comunidade

A tecnologia social foi desenvolvida por alunos lassalistas e conecta quem quer ser solidário com quem precisa da solidariedade

A empatia é necessária para a vida e para o mundo do trabalho. Com esta certeza o Colégio La Salle aposta na formação integral dos seus estudantes. Instiga o olhar para realidade, o espírito investigativo e o empreendedorismo do conhecimento. É com este espírito que os alunos apresentaram à comunidade de Toledo o Aplicativo Sou Solidário, na manhã desta quarta-feira (26), no Auditório do Colégio.

A tecnologia é inspirada no Projeto Nacional da Rede Lassalista, que leva o mesmo nome e visa à formação humana, mas também deseja fomentar as experiências com o conhecimento, desenvolvendo habilidades e competências capazes de transformarem a realidade.

O Aplicativo pode ser baixado gratuitamente no Play Store. Nele o usuário encontrará o cadastro de entidades da Sociedade Civil, que atuam com obras de solidariedade e atenção às pessoas em fragilidade social e os cidadãos que estão dispostos a integrar esta rede de solidariedade poderão fazer seu cadastro e fazer sua parte, sempre que uma campanha é lançada.

O primeiro contato dos alunos foi com representantes da Embaixada Solidária. “Foi uma experiência importante porque além de contextualizarem as questões de Geopolítica, Geografia, História e Sociologia entenderam que este conhecimento poderia ajudar a transformar a realidade destas pessoas”, explica o Ir. Cleiton.

Os alunos entenderam que o Aplicativo poderia encurtar caminhos de solidariedade aos imigrantes e a outras entidades da sociedade civil. “Eles diagnosticaram que há grupos em fragilidade, mas também, há organizações da sociedade civil fazendo a sua parte. Os lassalistas empreenderam o conhecimento em prol de uma rede de empatia social e com isso contribuem para uma cidade melhor e quem sabe um mundo melhor”, complementa a professora Maglaine Zoz.

Na plateia as entidades da sociedade civil, autoridades, representantes religiosos, Associação Comercial e Empresarial e professores universitários comemoravam junto com os alunos lassalistas a iniciativa empreendedora e solidária. “A minha felicidade em participar desse momento ilustre vai além do lançamento do importante e inédito aplicativo Sou Solidário. Minha emoção principal está em ver essa geração motivada em humanizar a tecnologia e tocar através dessa ferramenta o seu próximo com o mais afável sentimento, o amor...O aplicativo Sou Solidário é muito mais que possamos mensurar hoje. Seu desenvolvimento vai colocar os projetos sociais e humanitários em outro nível e isso só é possível para quem já identificou sua missão no mundo... Seja com crianças estrangeiros, idosos, animais, pelo planeta, estamos todos juntos. Somos todos um só e precisamos sair daqui com o compromisso de promover o voluntariado e fazer algo grandioso com o que recebemos destes jovens e seus orientadores”, discursou Edna Nunes representando a Embaixada Solidária e demais Entidades da Sociedade Civil.

A coordenadora do Ensino Médio, Eliane Reichel destacou a constante reflexão da Equipe Educativa em relação às competências indispensáveis ao enfrentamento do mundo contemporâneo. “A proposta do novo Ensino Médio construída há cinco anos e a Metodologia ativa permeiam todo o trabalho pedagógico da escola, resultando em projetos encantadores como o de hoje. Importante salientar que a pesquisa científica, o espírito crítico, a criatividade, a mediação do professor, o conhecimento em si, somente se tornarão significativos se houver empatia, um olhar humano com a intenção de intervenção sociocultural, uma contribuição social. O aplicativo Sou Solidário é a expressão da nossa proposta pedagógica”, afirmou Eliane.

O diretor do Colégio La Salle, Alvaro Wermann avalia que o empreendedorismo dos alunos lassalistas é fruto de uma metodologia pensada para o século XXI. “Estamos mostrando para a sociedade que educar é muito mais que repetir conteúdos. É criar caminhos para melhorar as relações humanas. É encontrar sentido para aquilo que ensinamos e aprendemos. O aplicativo é um exemplo do que acontece dentro do Colégio La Salle, há muitos outros exemplos. E junto com isso nossos alunos estão cientificamente prontos para provas e exames, os resultados do Enem e vestibulares nos mostram, mas mais do que isso, nossos alunos serão profissionais que farão a diferença no mundo. E isso nos enche de orgulho”, comemora o diretor.

Texto: Selma Becker
Fotos: Mayara Martan