13/04/2015

Educação Superior

Confirmado novo Doutorado do Unilasalle Canoas

O Doutorado Interdisciplinar em Memória Social e Bens Culturais, do Centro Universitário La Salle recebeu a confirmação oficial da CAPES nesta sexta-feira, dia 10 de abril, e completa agora o Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais.

Este é o segundo Doutorado da Instituição Lassalista, que chega ao cenário da Educação Superior com o objetivo de formar pesquisadores, docentes e profissionais para atuarem nas áreas da memória social, da cultura e da gestão dos bens culturais, na graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior e pesquisa e, também, em organizações públicas e empresariais, a partir da construção de conhecimentos interdisciplinares e instrumental teórico-metodológico. A coordenação é da Prof. Dr. Cleusa Graebin e a coordenação adjunta do Prof. Dr. Lucas Graeff. A expectativa é que o edital de seleção seja lançado em breve.

Sua Área de Concentração é a de Estudos em Memória Social com três linhas de pesquisa: Memória e Linguagens Culturais; Memória e Gestão Cultural e Memória, Cultura e Identidade. Os temas que o estruturam e transversalizam as linhas, disciplinas e grupos de pesquisa são os seguintes: (1) Memória Social e Patrimônio Cultural; (2) Linguagens Culturais e Artísticas; (3) Gestão Cultural e Memória Institucional; (4) Reconhecimento Social e Diversidade Cultural; e (5) Comunicação da Cultura e Inclusão Digital.

Os futuros egressos do Doutorado Interdisciplinar em Memória Social e Bens Culturais estarão aptos para atuar em diferentes setores da sociedade, com competências que envolvam a formulação de políticas, projetos e empreendimentos de caráter público, privado e ou comunitário relacionados à memória social e aos bens culturais; a formulação de pesquisas inter e transdisciplinares sobre gestão de bens culturais e a proposição de projetos e empreendimentos de caráter público e ou privado relacionados à produção, gestão, promoção e circulação de bens culturais. A matriz curricular é composta por quatro disciplinas obrigatórias, quais sejam, Tópicos Avançados em Gestão de Bens Culturais; Tópicos Avançados em Cultura; Tópicos Avançados em Memória Social; Seminários de Projeto de Tese.

Redes de cooperação e intercâmbio internacionais – Diferenciais do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais são as parcerias internacionais e nacionais: com a EFISAL (Équipe Fonctions Imaginaires et Sociales des Arts et des Littératures), a Universidade de Laval (Quebec, Canada?), o Pôle de recherches interuniversitaires sur les Pays de Langue Portugaise (PRILAP), com a Équipe de Recherche Internlangues Mémoires, Identiteés, Territoires (ERIMIT) e com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), além da realização de projetos de internacionalização com o Canadá, a participação de professores em grupos de pesquisa na França e a rede de relações entre Observatórios Culturais em Portugal, França e Canadá. No âmbito regional, o Programa participa ativamente de projetos com a Prefeitura Municipal de Canoas e com entidades e empresas que incentivam a cultura, como a Opus Promoções, o Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul e o Grupo de Trabalho em História Cultural da ANPUH.

Importante passo para se tornar universidade – A busca pela excelência em todas as suas ações é o foco do Unilasalle Canoas desde a decisão institucional de se tornar universidade. Com o segundo Doutorado e cinco cursos de Mestrado, sendo dois aprovados em 2013, o Unilasalle Canoas está próximo do reconhecimento institucional como universidade.

Acesse o site e saiba mais informações: www.unilasalle.edu.br/canoas/ppg/msbc.