Nesta terça-feira, é celebrada a Festa Litúrgica de São João Batista de La Salle, Fundador do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs. Nascido em 30 de abril de 1651 e falecido em 07 de abril de 1719, La Salle dedicou sua vida a educar os mais humildes. Seu legado continua com o trabalho dos Irmãos Lassalistas na missão por uma educação cristã e integradora, atenta à dimensão afetiva, às relações fraternas e solidárias e ao respeito à diversidade.
A formação de professores também foi outra prioridade que guiou La Salle ao longo de sua vida. Desde o início, ele concebeu o professor como um vocacionado, isto é, alguém que vive o magistério além da profissão.
Por conta desta trajetória inovadora na educação, em 24 de maio de 1900 o Papa Leão XIII declarou La Salle Santo, considerando-o como um modelo de educador e pedagogo. Cinquenta anos mais tarde, em 15 de maio de 1950, o Papa Pio XII conferiu-lhe o título de Padroeiro Universal dos Educadores.
O legado de La Salle e seu olhar caridoso para com os mais humildes continua vivo e prospera com o trabalho dos Irmãos, educadores e educadoras que se dedicam à formação humana e cristã.