05/06/2017

Sopão da Solidariedade emociona e transforma

Educadores que transformaram gratidão em ação. Educadores que disseram sim a uma ação formativa diferente que abordasse, na essência pedagógica, elementos como união, fé, amor, solidariedade, afeto, abraços, memória, sorrisos, identidade, desacomodar, espiritualidade, comunidade educativa e outros que extrapolassem os limites de um encontro planejado com tema central.

Assim foi a primeira edição do Sopão da Solidariedade, realizada na noite de 31 de maio pelo Colégio La Salle São João. A ação, incentivada pela Pastoral Escolar, tem como objetivo a distribuição de porções de sopa, mensalmente, em locais alternados de Porto Alegre/RS. Além da doação dos ingredientes, os educadores são convidados a participar do preparo do alimento.

“Sempre achei que levar comida e afeto a pessoas em situação de rua me faria chegar em casa muito mal, muito emocionada por ver misérias, flagelos e tristezas. Ontem, porém, antes da nossa saída, entendi que a doação maior seria feita a nós e não por nós”, relata a professora de Língua Portuguesa, Cristiani Fernandes. Para ela, a ação foi uma oportunidade de rever conceitos e preconceitos e trouxe uma lição valiosa: a dignidade se constrói, se partilha: “Quero fazer mais! Quero motivar outros a fazer mais e maior. Mais do que levar comida, levamos esperança, cuidado e amor”.

O Sopão Solidário contou com a participação de educadores de todos os níveis da Escola que se dividiram nas etapas de preparo e entrega do alimento. Com coletes identificados com o projeto, o grupo formado por professores e funcionários do La Salle São João percorreu o centro da capital gaúcha, na noite fria daquela quarta-feira.

“Nossa missão foi cumprida quando percebemos que fomos muito além de uma formação, tivemos uma transformação. Quando vivenciamos ações de amor, crescemos”, declara Anderson Pellisoli, Coordenador de Pastoral.

Leia mais clicando aqui.