14/11/2016

Educação Internacional

Rede no Simpósio Global de Educação, do Google

Rede no Simpósio Global de Educação, do Google Da esq. para a dir.: Ir. Paulo Fossatti, Diretor Internacional da Google Dr.John Vamvakitis, e Diretor Executivo dos Maristas Brasil, Ir. Valter Zancanaro

O Reitor do Unilasalle Canoas/RS, Ir. Paulo Fossatti, esteve presente na sede do Google, no Vale do Silício (EUA), como representante da Associação de Educação Católica (ANEC). No início deste mês, ele participou do Simpósio Global de Educação, que anualmente debate políticas para transformação da educação. O Reitor integrou a comitiva de executivos da área de educação de 14 países que estiveram na empresa.

Ir. Paulo Fossatti e o Ir. Valter Zancanaro – Diretor Executivo dos Maristas Brasil – compartilham aqui no Portal da Rede La Salle uma reflexão sobre este encontro e sobre novas tecnologias. Confira abaixo!

“A experiência exige transformação da mente, do coração e das mãos e exemplo de nossos fundadores. Eles deram respostas criativas aos desafios de seu tempo. Educar hoje, exige, necessariamente, cuidar das pessoas, fidelidade ao carisma, leitura dos sinais dos tempos. Para tal, obrigatoriamente precisamos de novos modos de olhar para a missão, nossos educandos, e novas formas de educar.

As novas tecnologias são facilitadoras para atualizar nossa missão com respostas criativas e resultados esperados aos sinais dos novos tempos em educação.

A Google For Education tem interesse em transformar a educação tradicional, na qual o professor é o detentor do conhecimento. Agora, ele é o designer educacional, que em meio a tantas informações, ajuda o aluno, na condição de protagonista, a transformar informações em conhecimento, conforme seu projeto de vida, através do desenvolvimento de suas habilidades e competências de forma cooperativa.

A Escola, hoje, passa a ser o lugar onde os sonhos dos jovens são gestados, mas acima de tudo, transformados em realidade. Podemos chegar ao mesmo objetivo, educação humana e cristã de qualidade, por diversos caminhos e soluções. O uso das novas tecnologias, a serviço da pessoa e das comunidades, é realidade que a educação católica não pode furtar-se.

Nossos fundadores foram hábeis em ler os sinais dos tempos com respostas criativas. Cabe a nós hoje sermos fiéis a eles com respostas criativas aos desafios dos tempos atuais em educação.

A Google For Education traz soluções educacionais corporativas gratuitamente às nossas obras educacionais. O desafios é sairmos de nossa zona de conforto e nos abrirmos à realidade atual, onde os jovens clamam por educação humana e produtora de sentido, que passa, necessariamente, pela criatividade e pelo prazer de aprender. As novas ferramentas, a exemplo dos aplicativos Google, nunca irão superar o conhecimento, mas são facilitadores do processo ensino-aprendizagem.”

Saiba mais clicando aqui.