28/02/2014

Pastoral

Campanha da Fraternidade 2014

Campanha da Fraternidade 2014

A partir de 5 de março, a Campanha da Fraternidade coloca em discussão um tema preocupante à sociedade: o tráfico humano. Iniciativa de evangelização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) da Igreja Católica, a CF objetiva, como preparação à Páscoa, chamar atenção para assuntos negligenciados pela população. 

O projeto deste ano tem como lema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1) e alerta para delitos graves que afetam milhões de pessoas ao redor do mundo. Em junho de 2012, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estimou que as vítimas do trabalho forçado e da exploração sexual chegam a 21 milhões. Para a Organização das Nações Unidas (ONU), esta atividade envolve cerca de 32 bilhões de dólares anuais, situando-o entre os crimes organizados mais rentáveis.

“O tema do tráfico humano traz à cena uma realidade quase inconcebível e inacreditável, na qual alguns se acham no direito se apropriar e de escravizar outros seres humanos. Isso é inadmissível, mas ainda acontece em nossa sociedade”, considerou o Diretor Adjunto de Missão e Pastoral da Rede La Salle, Ir. Cledes Casagrande. 

Nas unidades de ensino lassalistas, a Campanha da Fraternidade fará parte das atividades curriculares ao longo do ano, favorecendo uma revisão de valores e a formação crítica dos alunos. “O tema torna-se conteúdo de trabalho transversal para todas as áreas do conhecimento. Além disso, o Setor de Pastoral de cada escola é convidado a propor reflexões sobre o assunto com professores e estudantes nas jornadas de formação, nos grupos de jovens e em outras instâncias formativas”, completou o Ir. Cledes. 

Na imagem de divulgação oficial da CF chamam atenção as correntes rompidas, apontando para a esperança de libertação e o fim de crimes desta ordem. 

HISTÓRIA – Desde 1964, a CF tem sido uma atividade ampla de evangelização, desenvolvida especialmente na Quaresma para ajudar os cristãos e pessoas de boa vontade a viverem a fraternidade em compromissos concretos, no processo de transformação da sociedade a partir de uma problemática específica. Entre os temas já apresentados estão: “Fraternidade no Mundo do Trabalho” (1978), “Educação e Família” (1994), “Fraternidade e Amazônia” (2007)” e “Fraternidade e Juventude” (2013). 

Veja a Oração da Campanha da Fraternidade 2014:

Ó Deus, sempre ouvis o clamor do vosso povo
e vos compadeceis dos oprimidos e escravizados.
Fazei que experimentem a libertação da cruz
e a ressurreição de Jesus.
Nós vos pedimos pelos que sofrem
o flagelo do tráfico humano.
Convertei-vos pela força do vosso espírito,
e tornai-nos sensíveis às dores destes nossos irmãos.
Comprometidos na superação deste mal,
vivamos como vossos filhos e filhas,
na liberdade e na paz.
Por Cristo nosso Senhor.
AMÉM!

Saiba mais sobre a CF 2014 em: www.cnbb.org.br.
< voltar