25/02/2014

Educação Nacional

Ações de prevenção ao HPV nas escolas

Ações de prevenção ao HPV nas escolas

Por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), o Ministério da Saúde ampliou o Calendário Nacional de Vacinação com a introdução da vacina quadrivalente no Sistema Único de Saúde (SUS).

Com início previsto para 10 de março, a vacinação gratuita de meninas entre 11 e 13 anos contra o vírus HPV, que protege contra o câncer de colo de útero, deverá ser feita prioritariamente em escolas públicas e privadas, conforme afirmou o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Este tipo de câncer é a segunda variação de tumor comum entre as brasileiras. Mais de 5 mil mulheres morreram em decorrência da doença em 2011, último dado disponível.

“Cada município vai poder ter uma estratégia específica de vacinação. Alguns vão utilizar um espaço dentro da escola, outros vão concentrar nos postos de saúde”, disse Padilha em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo. 

Para receber a imunização, basta apresentar o cartão de vacinação, caderneta da adolescente ou documento de identificação. A vacina só será aplicada com autorização dos pais ou responsáveis. A expectativa do Ministério é imunizar 5 milhões de meninas ainda neste ano, o que equivale a 80% da população dessa faixa etária. 

Para mais informações sobre o procedimento de vacinação na Rede La Salle, contatar a Assessoria Educacional pelo e-mail asseduc@lasalle.edu.br. Outras dúvidas também podem ser esclarecidas nas Secretarias Municipais de Saúde. 
< voltar