31/08/2022

Início do Encontro Final da AMEL 2022

Teve início nesta quarta-feira, 31, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI), em São Leopoldo/RS, o Encontro Final da Assembleia da Missão Educativa Lassalista (AMEL), depois da etapa de Encontros Preparatórios realizados desde março deste ano.

O evento final encerra as atividades da Assembleia, que propõe uma avaliação da caminhada da Missão Educativa desde a última edição, em 2018, um olhar para a realidade, os desafios e as oportunidades da Província La Salle Brasil-Chile hoje, e a conexão com as orientações do 46º Capítulo Geral e da AIMEL.

A partir da AMEL 2022, será possível estabelecer proposições e perspectivas para a Missão Educativa Lassalista em relação ao próximo quadriênio, considerando os cenários atuais da sociedade, da educação e da Igreja.

Cerca de 70 lassalistas participam como delegados no Encontro Final e poderão votar as proposições entre as que foram apresentadas durante as etapas anteriores, pensando no próximo quadriênio da Rede La Salle. Entre os participantes, estão Membros do Conselho da Missão Educativa e representantes da Assistência Social do Brasil e da Educação Básica e Superior do Brasil e Chile.

Até a próxima sexta-feira, serão muitos momentos de partilha, reflexão e oração, debate e análise de propostas, além de trabalhos em grupo sobre diferentes cenários educacionais no mundo a partir das diretrizes do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs e da Região Latino Americana Lassalista - RELAL.

SOBRE A AMEL

As Fases Preparatórias da AMEL 2022 são um momento onde todos os Lassalistas são convidados a participar e contribuir com ideias e sugestões através de um processo participativo.

Durante os encontros realizados entre as Equipes Diretivas e Comunidades Educativas do Brasil e Chile, nos meses de abril, maio e junho, os gestores avaliaram e refletiram sobre a Missão Educativa Lassalista, adquirindo subsídios para levar ao Encontro Final.

As Equipes Diretivas de cada unidade escolheram um representante para coordenar as ações da Fase Preparatória nas respectivas Comunidades Educativas e participar como delegado no Encontro Final, com direito a voto.