12/11/2021

Divulgados os vencedores do EduEmprèn 2021

Foram divulgadas nesta sexta-feira (12) as três melhores equipes do EduEmprén Brasil 2021, projeto da Rede La Salle que visa estimular o empreendedorismo social em alunos do Ensino Médio, fazendo das escolas um berço de ideias inovadoras para solução de problemas coletivos, baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, também conhecidos como Objetivos do Milênio.

Neste ano, o evento registrou um recorde de participação com 32 equipes inscritas, das quais 18 chegaram à final, que foi realizada de forma online na última quarta-feira (10). “Certamente foi uma experiência muito rica o decorrer dessa jornada de ação empreendedora, que nos possibilita nos conectarmos, olharmos para o mundo em que vivemos e buscar alternativas que sejam viáveis para torná-lo um pouco melhor”, avaliou o Diretor de Missão da Província Brasil-Chile, Irmão Jorge Alexandre Bieluczyk. Após a final, os jurados se reuniram para avaliarem os trabalhos e definirem os vencedores.

A grande campeã foi a equipe Blockchange, do Colégio La Salle Abel, de Niterói/RJ, com o projeto CryptoCash. O grupo apresentou o projeto de uma corretora de criptoativos descentralizada, cujo objetivo é facilitar e desburocratizar o mercado de criptomoedas, proporcionando a troca de diferentes valores como bitcoins e litecoins. A ideia é que parte do lucro seja revertida para a plataforma jovem investidor, projetada para a educação financeira de jovens de baixa renda.

Em segundo lugar, ficou a equipe Rebording, também do Colégio La Salle Abel. Os estudantes apresentaram um projeto de skates e pranchas de surfe recicláveis, aliando a popularidade crescente dos esportes radicais e a consciência ecológica. Para a confecção dos produtos, a ideia é que sejam feitas parcerias com trabalhadores autônomos e empresas de coleta de plástico.

A equipe do Colégio La Salle Dores, de Porto Alegre/RS, ficou com o terceiro lugar ao apresentar o projeto Lime Mochilas, um modelo sustentável de mochila feito com material de guarda-chuva e garrafas pet, e aprovado por fisioterapeutas, respeitando a saúde física dos clientes.

Os três projetos participarão da pré-incubação na La Salle Tech, da Universidade La Salle. Além disso, cada integrante da equipe vencedora ganhará um voucher de três mil reais em cursos da La Salle Business School - a Escola de Negócios da Unilasalle. Para os integrantes das equipes que ficaram em segundo e terceiro lugar, os vouchers são, respectivamente, de dois mil e mil reais para cada participante.

O EduEmprèn 2021 foi lançado em 25 de agosto e, desde então, os alunos receberam mentorias de profissionais da Universidade La Salle Ramon Ilull, em Barcelona, na Espanha, local onde o projeto foi idealizado. Além dos profissionais europeus, professores das Instituições de Ensino Superior e representantes do La Salle Technova, de Barcelona, também forneceram orientações para o desenvolvimento dos projetos.

A avaliação foi dividida entre professores da área de Gestão e Negócios da Unilasalle e a pesquisadora em empreendedorismo social da USP, Profª Me. Marise Regina Barbosa. Já a banca avaliadora, que interagiu com as equipes, foi composta pelo coordenador da La Salle Tech, Giovani Bohm Machado, pela CEO da startup Aulalivre, Juliana Marchioretto e pelo pesquisador da área de Computação da Unilasalle de Lucas do Rio Verde/MT, Prof. Me. Vitor Righi.

A dinâmica da final se deu em três etapas: breve vídeo de apresentação do projeto, pitch, que é a defesa oral da ideia, e questionamentos da banca, que fez perguntas sobre aplicabilidade, competitividade e inovação dos projetos.