26/06/2017

Educação Nacional

Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos

Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos

Representantes de dez instituições de Educação Superior do Rio Grande do Sul são esperados na Universidade La Salle, em Canoas/RS, no dia 28 de junho. Na ocasião, ocorre o lançamento estadual do Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura, da Paz e dos Direitos Humanos, do Ministério da Educação.

A Universidade aderiu ao compromisso em novembro de 2016 e com isso se comprometeu com a formulação de um plano de trabalho voltado para essa temática: “Eu destacaria, entre as nossas ações, sobretudo as propostas de inclusão da temática no processo de formação continuada de docentes e a nossa atuação no Comitê Gaúcho Impulsor do movimento #ElesporElas”, explica a Coordenadora do Comitê responsável pelo Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos na Instituição, Prof. Dr. Tatiana Vargas Maia.

O Assessor de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais da Universidade La Salle, Prof. Dr. José Alberto Antunes de Miranda, salienta que é papel da Universidade contribuir para o desenvolvimento das pessoas: “Como universidade comunitária que somos temos a responsabilidade de permitir que a comunidade esteja atenta aos principais debates por que passam o nosso país. Os temas Direitos Humanos, o respeito a diversidade e a cultura da paz são debates de extrema relevância em um país como o Brasil”, relata.

A cerimônia marca o lançamento do Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos no Rio Grande do Sul e contará com uma fala do Prof. Dr. Antônio Carlos Wolkmer sobre “Direitos Humanos como projeto de sociedade”.

Conheça mais - O “Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos” é uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça e Cidadania para a promoção da educação em direitos humanos no ensino superior. Aberto à adesão das Instituições de Educação Superior (IES) e de Entidades Apoiadoras (EAs), seu objetivo é superar a violência, o preconceito e a discriminação, e promover atividades educativas de promoção e defesa dos direitos humanos nas IES. A iniciativa será disseminada para mais de 2.300 instituições de ensino superior do Brasil.

< voltar