17/11/2016

Institucional

Projeto História das Coisas incentiva pesquisa

Projeto História das Coisas incentiva pesquisa

O mundo está cheio de coisas a serem descobertas pelas gerações que se sucedem. De onde vem o chocolate, o relógio ou o microscópio? Como é fabricado o chiclete? Dessa curiosidade que os alunos têm em sala de aula quando se toca em determinados assuntos é que nasceu o projeto A História das Coisas, implementado nos Anos Finais do Ensino Fundamental do Colégio La Salle Medianeira, de Cerro Largo/RS. 

O objetivo foi fazer os estudantes encontrar as respostas para várias dessas perguntas, tendo como foco objetos e produtos encontrados em sua própria casa. A investigação científica iniciou com a escolha dos objetos que seriam pesquisados pelos alunos, incluindo personalidades do mundo das Ciências.  A professora Marisa Both trouxe às salas de aula uma sacola recheada de objetos de variados tipos, embalados em plásticos transparentes. Cada aluno retirou, sem ver, "a coisa" a ser estudada.

Na sequência da atividade, foi distribuído a todos um roteiro com as indicações do que deveria ser pesquisado em relação a cada objeto (quem inventou, de que é produzido ou como funciona)  e as regras e datas de entrega dos trabalhos. Os estudantes ficaram livres para pesquisar nos lugares em que achassem melhor, na internet, em bibliotecas, acervo familiar ou mesmo através de entrevistas. 

O trabalho foi realizado ao longo de todo o ano, sendo que cada aluno pesquisou três "coisas", uma em cada trimestre. A última etapa do projeto foi a produção de textos com as informações sobre cada objeto investigado que, após a análise da professora, foram formatados em um livro denominado "A História das Coisas". 

Cada aluno também apresentou oralmente sua pesquisa aos colegas, compartilhando as curiosidades encontradas e, muitas vezes, pouco conhecidas. "Tentamos instigar a importância de os alunos problematizarem a sua realidade, buscando uma relação possível com o objeto selecionado e criando suas próprias perguntas e criando hipóteses a partir delas", comentou a professora.  

Saiba mais sobre o La Salle Medianeira acessando: www.lasalle.edu.br/medianeira. 

 

< voltar