16/12/2013

La Salle Esteio realiza o Projeto Natal Solidário

Nos dias 04, 06 e 07 de Dezembro, alunos da Educação Infantil à Oitava Série do Colégio La Salle Esteio participaram do Projeto Natal Solidário. Este ano, em vez de comprar presentes, os alunos foram convidados a confeccionar uma carta e um anjo para trocar com a Escola Fundamental La Salle Sapucaia. A carta foi motivada pelos professores de Educação Religiosa e Professoras titulares para desenvolver a integração com as turmas antes do grande dia, despertando a curiosidade para conhecer o colega.

O anjo foi confeccionado a partir das reflexões realizadas em sala de aula. É o símbolo do cuidado e do querer bem do outro. Cada anjo busca expressar que é possível sermos irmãos e desejarmos o bem-estar dos demais, convidando para sermos mais solidários e fraternos.

O dia 04 de dezembro foi a oportunidade das turmas da Educação Infantil para realizar a integração com as turmas da Escola de Sapucaia. A tarde foi marcada por músicas, dinâmicas, lanche, atividades teatrais organizadas pelos Grupos de Jovens das duas Escolas. No final, todos foram convidados a trocar o anjo, abraçar o novo amigo e desejar uma ótima conclusão do ano e um Feliz Natal.

O dia 06 de dezembro foi a vez dos alunos do 1º ao 5º ano para realizar a integração. Esta atividade teve a presença do Visconde de Sabugosa e da Emília, que animaram a tarde. Na conclusão da tarde, trocaram o anjo e se abraçaram, ressaltando que o anjo é o sinal de que o amigo está cuidando do outro.

O dia 07 de dezembro realizou-se o Esporte Solidário. Alunos do 6º ano à 8ª série realizaram, através das modalidades de Handebol e Futebol de campo a integração, demonstrando que o Esporte pode ser um espaço para desenvolver a solidariedade e o companheirismo.

Queremos agradecer a todas as pessoas que se envolveram para que este Projeto pudesse acontecer com qualidade: As professoras e professores das duas escolas, aos professores João Paulo, Rafael e Maurício de Educação Física que se disponibilizaram para organizar os jogos. Agradecer em especial a Diretora da Escola Fundamental La Salle Sapucaia que nos acolheu e disponibilizou o espaço para realizar esta integração.

Que neste período cada família possa vivenciar o espírito de amor e solidariedade, vivendo na alegria Daquele que é o grande motivo de nossa festa: Jesus. Na sua simplicidade mostrou a cada um de nós que é possível viver no amor e na doação. FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO.

São os votos da Pastoral do Colégio La Salle Esteio
Ir. Junior Schnorrenberger e Gerson Caxias