04/05/2016

Mês do Livro encerrou com várias atrações

Durante o mês de abril, estudantes participaram de diversas atividades literárias e culturais, programadas para o mês do livro. O hábito de ler é importante para a vida escolar dos estudantes, por isso, diversas oficinas e momentos de leitura foram organizados. No dia 19/04, a autora da obra “Máquina Fantabulástica”, trabalhada com o 4º Ano do EF, esteve num encontro com os alunos. Na conversa, houve perguntas, troca de ideias, curiosidades, tudo sobre o livro que além de fantástico, levanta alguns questionamentos sobre essa fase de desenvolvimento, da infância para a adolescência. Já os alunos do Pré-2 curtiram uma atividade com teatro, música, rima e violão com Antônio Schimeneck. O livro “A peleia da formosa princesa Jezebel e do violeiro Magrilim”, envolve literatura de Cordel, com histórias de princesas e príncipes, enriquecendo o projeto trabalhado com as turmas.

Na segunda-feira (25/04), as turmas de 6º ano, participaram da Hora do Conto com Bárbara Camargo, que trabalhou com os alunos o livro “A Ilha do Crocodilo”. O objetivo foi introduzir a leitura da obra que trata sobre histórias do folclore do Timor-Leste. No dia seguinte, foi a vez das turmas de 5º ano debaterem sobre a leitura dos livros “Bolsa Amarela” e “Ilha Perdida”. Os alunos também foram convidados a trazer um objeto que representasse a obra ou algum personagem, fazendo uso do improviso e da oralidade para esclarecer aquela escolha.

Os estudantes da 2ª série do EM, tiveram a oportunidade de participar da palestra do jurado do último Festival de Cinema do LSSA (Festicine), Antônio Trindade, no dia 27/04. O professor de Literatura falou sobre a elaboração, escolha, montagem e filmagem do curta-metragem, baseado nos contos do Livro Dançar Tango em Porto Alegre, de Sérgio Faraco. O encontro possibilitou enriquecer as aprendizagens acerca do filme a ser produzido, sob a coordenação do professor Marcelo Frizon.

Para encerrar o mês do livro, os estudantes do Colégio foram convidados a se inscrever em um concurso de Cosplay, que aconteceu no dia 29/04. Os alunos se trajaram com as roupas de seu personagem de livro favorito. Os participantes receberam brindes da Loja NERDZ. A leitura é um importante meio de conexão com a criatividade e a imaginação. Por isso, é importante que a leitura seja incentivada por todos e durante toda a vida.