Educação Infantil

Educação Infantil

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos intelectual, físico, social e emocional.
 
De acordo com a Matriz Curricular da Rede La Salle na Educação Infantil, a aprendizagem é construída a partir da interação da criança sobre o objeto de conhecimento, sendo o professor o mediador desta relação.
 
A Educação Infantil oferece aos estudantes a possibilidade de vivenciar experiências e atividades em espaços devidamente preparados. A organização do espaço na Educação Infantil é parte integrante do nosso currículo escolar e também age como parceiro com nosso professor.
 
Conforme a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil que determina a interação e brincadeira como eixos estruturantes, os conceitos são abordados preservando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança, como: conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e construir.
 
Nossa proposta pedagógica é construída através de Projetos, partindo do centro de interesse do estudante, de forma interdisciplinar, lúdica e concreta, contemplando os cinco Campos de Experiência. Por meio desta proposta de trabalho, exploramos as diversas áreas do conhecimento, como também conceitos científicos, momentos históricos e artísticos, em que o estudante é incentivado a pesquisar, experienciar e levantar hipóteses.

Salas amplas, climatizadas e bem arejadas com banheiro exclusivo. Áreas verdes com a natureza ao alcance dos estudantes, proporcionando vivências lúdicas que enriquecem a aprendizagem. Aulas de Música e Movimento, Programa Bilíngue com três encontros semanais, aproximando a criança da segunda língua, através de jogos e brincadeiras.

A Educação Infantil é destinada aos alunos de 2 a 5 anos, trabalhando com as habilidades necessárias ao desenvolvimento de cada faixa etária.

  • Creche II – 2 anos de idade completos até 31/3.
  • Creche III – 3 anos de idade completos até 31/3.
  • Pré I – 4 anos de idade completos até 31/3.
  • Pré II – 5 anos de idade completos até 31/3.

Somos La Salle Santo Antônio

Principais Projetos Desenvolvidos

  • Vernissage
    Fechar

    Vernissage

    É realizada ao final do ano letivo, como símbolo de fechamento de uma etapa tão importante, com as turmas de PII da Educação Infantil. Os grupos trabalham com diferentes propostas de expressão artística com o objetivo de aguçar o fazer artístico, em todos os segmentos da arte (visual, dramático, corporal, plástico e tátil). Utilizam a arte como instrumento de impulsos criativos promovendo sua própria autoria; desenvolvendo a criação de obras a nível pessoal e coletivo, articulada com as emoções, imaginação e as diferentes percepções. O evento conta com a presença de familiares, professores, coordenadores pedagógicos, Direção e demais profissionais da instituição, além, é claro, dos autores das obras.

  • Brincarte
    Fechar

    Brincarte

    São diversas pesquisas sobre brincadeiras preferidas, brincadeiras antigas, parlendas, trava-línguas e cantigas de roda. O divertimento é garantido com muitos momentos lúdicos de grande imaginação, aprendizagens e animação. O objetivo do Brincarte no PI é uma educação inovadora e que dialogue com a linguagem da criança, que envolva o lúdico em suas diversas facetas, como forma de impulsionar uma aprendizagem a partir do resgate das antigas brincadeiras, da produção artística, da confecção de brinquedos com material reciclável e diversas ações que remetam aodesenvolvimento infantil de forma holística e divertida.

  • Pintando o sete
    Fechar

    Pintando o sete

    Diferentes linguagens artísticas: é isso que se propõe o projeto Pintando o Sete, que acontece com as Creches II e III. O objetivo principal é proporcionar aos pequenos estudantes a inserção no mundo das artes, além de fortalecer a identidade com as obras e desenvolver a informação aliada ao lúdico. A criatividade não acontece por acaso, é necessário que ela seja estimulada. Sendo assim, o campo das artes torna-se um espaço de inúmeras possibilidades para que as crianças tenham a oportunidade de ao estarem em contato direto com obras artísticas desenvolverem a capacidade de se relacionar com as imagens expostas pela modernidade de forma autônoma, crítica e reflexiva.