Sobre a Pastoral

A Pastoral do Colégio La Salle Santo Antônio procura assegurar a vivência da Confessionalidade e do Carisma Lassalista e fortalecer a fé em Jesus Cristo e o diálogo com a diversidade religiosa, cultural e social, que se apresenta no contexto global e local, e das transformações sociais responsáveis por novos valores e também contra valores.

Ao Serviço de Pastoral compete tornar vivo o conceito de Comunidade Educativa em Pastoral que pressupõe o modo da Comunidade Educativa “ser”, no que diz respeito à sua identidade e sua Espiritualidade; onde todos os educadores, cada Serviço e o ambiente físico e humano são “agentes evangelizadores” por excelência e corresponsáveis pela vivência dos princípios e ideais cristãos e lassalistas.

A prática do Serviço de Pastoral de nossa Comunidade Educativa se desenvolve a partir dos seguintes eixos de ação:

- Identidade, Carisma e Espiritualidade Lassalista

- Infâncias e Juventudes

- Formação

- Solidariedade e Missionariedade

- Bíblico Catequético e Litúrgico

- Cultura Vocacional

- Animação, Acompanhamento e Sistematização

- Comunicação Evangelizadora

- Sustentabilidade Pastoral

- Produção Científica - Pastoral

O que é especificamente lassalista possui um estilo, uma metodologia e uma tradição que se explicitam numa relação educativa rica, construtiva e personalizada. Esta relação educativa inspira-se numa espiritualidade que se sustenta na fé, na fraternidade e no serviço. Estes três valores são significativos e relevantes para o mundo de hoje.

A fé remete a uma relação com Deus que age como ‘mestre’ e, ao mesmo tempo, gera uma relação educativa característica e diferenciadora. Hoje o espírito de fé pede uma dinâmica pessoal e comunitária coerentes com a mediação educativa para criar confiança em si mesmo, no outro e na humanidade, e desenvolver a consciência da presença contínua de Deus, a quem podemos contemplar na ação educativa. Entende-se a “fé como fundamento de uma esperança que se traduz em compromisso”.

Nossa fé de Lassalistas é uma fé ativa, comprometida, fora da quietude das comunidades e das zonas de conforto das nossas missões. É também uma fé que procura, que arrisca, que se compromete, que descobre Deus nas vicissitudes da história e encontra Jesus Cristo nas novas periferias e nos rostos dos excluídos e abandonados.

Fraternidade

A fraternidade se manifesta também quando partilhamos nossa mesa e caminho, não apenas no círculo fechado com quem acredita e pensa como nós, mas sobretudo com quantos pensam diferente, cujas opções religiosas são diferentes ou inexistem, com os que nos contradizem e questionam e com os quais, apesar de tudo, podemos também ter sonhos comuns.

No dissenso se encontram mais facilmente os caminhos para a inovação do que em ambientes carregados de autorreferencialidade e de elogios mútuos. Responder ao chamado do Papa Francisco para ir além-fronteiras requer, também, dialogar com quantos pensam de forma diferente.

Serviço

O serviço está estampado no nosso zelo, que se traduz em paixão, compromisso e alegria por fazer parte de uma missão que consiste em “tocar corações”, assinalar horizontes, inspirar sonhos e participar de processos educativos que abrem as portas às oportunidades, contribuem para a construção da equidade e fortalecem a democratização das sociedades.

A alegria, a disponibilidade e o compromisso com o projeto comum são características do zelo lassalista e, se este for ardente, o fogo e a paixão serão nossas marcas distintivas.