Ensino Fundamental

Ensino Fundamental

A percepção de si mesmo, de sua família e do mundo começa a ser construída pela criança nos Anos Iniciais deste nível de ensino. Por meio de situações desafiadoras, as habilidades e competências relacionadas à escrita, à leitura e ao pensamento lógico-matemático são desenvolvidos, promovendo a construção do conhecimento individual e coletivo.

Já os Anos Finais do Ensino Fundamental possuem como objetivo a formação de alunos com capacidade crítica, autônomos e responsáveis, que fundamentem a construção do saber por meio de vivências e reflexões. A aprendizagem acontece de maneira interativa, fundamentada na busca de soluções e na compreensão da realidade.

  • Níveis da Educação:
  • Anos Iniciais: 1º a 5º ano
  • Anos Finais: 6º a 9º ano

Somos La Salle Santo Antônio

Principais Projetos Desenvolvidos

  • Oficina de Redação
    Fechar

    Oficina de Redação

    Oficina desenvolvida com os Anos Finais, voltada para a produção de textos de gêneros diversos, que permitem aprimorar as habilidades da escrita. O objetivo é auxiliar os alunos a escreverem com fluência a elaboração da argumentação crítica sobre textos, sempre usando a linguagem de maneira adequada.

  • Projetos de Protagonismo Infantil e Juvenil
    Fechar

    Projetos de Protagonismo Infantil e Juvenil

    Grupo de Jovens, Voluntariado (a partir do 8º ano EF), Momentos e Saídas de formação e convivência.

  • Mostra Cultural Folclórica - 1º ano EF
    Fechar

    Mostra Cultural Folclórica - 1º ano EF

    O folclore brasileiro representa as manifestações da nossa cultura popular. Manifestações estas que são passadas de geração em geração, de pai para filho. Nesta Mostra Cultural, existe um grande momento interativo, na qual as famílias têm a oportunidade de partilhar lendas, cantigas, trava-línguas, adivinhas, brincadeiras, parlendas, que aprenderam com seus pais e passaram para seus filhos. Estudar sobre o folclore brasileiro significa despertar nos estudantes uma curiosidade genuína sobre os antepassados e estimular seu interesse pela riqueza cultural de cada região do país. As crianças são espertas, atentas e questionadoras por natureza, e podem encontrar no contato com o folclore muitas respostas para suas inquietudes e ansiedades.

  • Projeto Maker - 1º ano EF
    Fechar

    Projeto Maker - 1º ano EF

    A cultura maker é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar, ela aprende, experimenta o mundo, estreita relações sociais, elabora autonomia e organiza suas emoções. Por meio desta abordagem que virou tendência ao redor do mundo, é possível incentivar os estudantes a construirem projetos que desenvolvam atividades baseadas em uma situação-problema. Isso estimula a autonomia, o protagonismo e a colaboração entre a comunidade escolar. Nas atividades propostas os estudantes aprimoram habilidades socioemocionais, como liderança, empatia, resiliência, criatividade e inteligência emocional, que são fundamentais para facilitar a comunicação entre os pares e a interação em sala de aula.

  • Incentivo à leitura
    Fechar

    Incentivo à leitura

    Oficinas, hora do conto e encontro com escritores. O projeto contempla diferentes linguagens, favorecendo a leitura sistemática de obras literárias, bem como a produção e a ampliação da escrita. 

  • Elefante Letrado - 1º a 3º ano EF
    Fechar

    Elefante Letrado - 1º a 3º ano EF

    Experienciação da leitura literária, utilizando o suporte digital, a fim de promover a interação com a palavra escrita, resultando no desenvolvimento de habilidades de leitura e interpretação textual.

  • Árvore Livros - 4º a 9º ano EF
    Fechar

    Árvore Livros - 4º a 9º ano EF

    Na plataforma Árvore Livros, são oferecidos mais de 30 mil títulos que vão de clássicos da literatura a best sellers. A plataforma é gamificada e convida os leitores para a missão de ajudar o macaco Otto, mascote da Árvore, a salvar a floresta, captando recursos por meio da leitura. Também é oferecido suporte pedagógico aos educadores, sequências didáticas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, relatórios de leitura e projetos que estimulam o gosto pela leitura em crianças e jovens.