30/11/2015

Festicine 2015

Na noite da última sexta-feira (27/11), aconteceu a premiação de mais uma edição do Festival de Cinema do Colégio La Salle Santo Antônio. O Festicine envolve alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, com a produção de documentários, curtas-metragens ficcionais e videoclipes, a partir de obras consagradas da literatura. Neste ano seguindo o tema da Campanha da Fraternidade de 2015 – “Igreja e Sociedade - Eu vim para servir”, os alunos do 1º ano produziram documentários focando a atuação de pessoas que fazem trabalho voluntário ou que dedicam suas vidas a ajudar o próximo.

Os documentários produzidos pelos estudantes da 1ª série do Ensino Médio, premiados nesta edição do Festival são: 86400 Segundos: Vidas Cruzadas – Melhor Fotografia; Uma Parte Esquecida da Sociedade – Originalidade; Heróis Sem Capa - Melhor Trilha Sonora; Um Sonho Que Transforma - Sensibilização Social; Uma Parte Esquecida da Sociedade – Prêmio de Informação; Heróis Sem Capa – Melhor Roteiro; Uma Rasteira na Fome – Melhor Cartaz; Heróis Sem Capa – Melhor Direção, Júri Popular e também o prêmio de melhor Documentário.

Com orientação dos professores Elivelto Machado de Filosofia e Sociologia, Marcelo Frizon de Literatura e Gilbran Martil de História, os curtas apresentados foram construídos a partir de obras universais. Na elaboração dos curtas, os estudantes da 2ª série do Ensino Médio dialogaram com grandes nomes da literatura, como Machado de Assis, Erico Veríssimo e Lewis Carrol, mas também com autores modernos, como a gaúcha Carol Bensimon ou o norte-americano John Green. Os vencedores na categoria Curta-Metragem foram:; Reflexo – Melhor Figurino; César Matos - Participação Especial; Fernando Minozzo Dall’ Agnol - Ator Coadjuvante; Vitória Feijó Macedo - Atriz Coadjuvante; Vitor Giancarlo Schneider Levorse – Melhor Ator; Vitória Orlando – Melhor Atriz; Paradoxo – Melhor Roteiro; Paradoxo – Melhor Direção e Melhor Cartaz; O Cartomante – Júri Popular; De Passagem – Melhor Fotografia, Montagem, Trilha Sonora e melhor Curta-Metragem.

Já os alunos da 3ª Série do EM produziram videoclipes inspirados nas canções do disco Tropicália ou Panis et Circensis, que reúne Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Gal Costa, Nara Leão e Os Mutantes, entre outros. Esse disco deu início ao Movimento Tropicalista, liderado por Gil e Caetano, e foi escolhido para integrar a lista de leituras obrigatórias do Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Além das doze canções do disco, alguns grupos também criaram videoclipes para as canções Com que roupa?, de Noel Rosa, A banda, de Chico Buarque, Chega de Saudade, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, e Tropicália, de Caetano Veloso. Os vencedores na categoria Videoclipe foram: As Três Caravelas – Melhor Videoclipe Segundo o Júri Oficial e Lindoneia como Melhor Videoclipe Segundo o Júri Popular.

O Colégio La Salle Santo Antônio parabeniza todos que fizeram parte desse evento, estudantes, professores e colaboradores que ajudaram a organizar e tornar o momento mais que especial.