25/11/2015

Passeio Colonização Italiana - 5º Ano

Na última semana (18/11), estudantes do 5º Ano embarcaram numa agradável viagem até a Serra Gaúcha. Pensando nos estudos desenvolvidos durante o ano, a intenção foi realizar um passeio cultural à região de colonização italiana do nosso estado, que culminasse essa parte teórica vista em sala de aula. O destino da viagem foram as cidades de Caxias do Sul, Farroupilha e Bento Gonçalves.

No roteiro da viagem, os alunos visitaram a Igreja Matriz São Pelegrino e o Museu Casa de Pedra construída no final do século XIX (ambos em Caxias do Sul). Após a visita, o almoço aconteceu no restaurante Caminho do Trem, na cidade de Farroupilha. No período da tarde, os alunos foram para a cidade de Bento Gonçalves e conheceram a Casa da Erva Mate e a Cantina Strapazzon. Por último, a visita foi no Parque Temático Epopéia Italiana, também na cidade de Bento Gonçalves, com direito a caracterização de imigrante para foto.

O objetivo dessa saída foi conhecer a cultura italiana, trazida pelos colonizadores (imigrantes), de uma maneira mais aprofundada. Aspectos como a culinária, o vocabulário, os costumes, proporciona ao estudante enriquecer e perceber a importância da cultura italiana para o nosso estado, ajudando a compreender tanto as questões econômicas como sociais.