16/11/2015

2ª Série do EM encerra projeto Carrinho de Rolimã

Os estudantes da 2ª série do Ensino Médio encerram, na última semana, o projeto “Carrinho de Rolimã” que teve início em junho desse ano. Sob a orientação dos professores Carlos Leandro de física e Nabor Netto de matemática, os alunos realizaram diversos encontros ao longo do semestre, e o objetivo foi colocar em prática conceitos trabalhados em sala de aula. Cada turma teve dois sábados para a confecção dos carrinhos, sendo responsáveis pelos materiais utilizados como parafusos, pregos, rolimãs, tinta, banco, e entre outros.

Na disciplina de matemática os alunos realizaram cálculos de área, perímetro, comprimento da circunferência, cálculos de trigonometria para determinar a inclinação das lombas, aplicação da lei dos senos e cossenos que também auxiliaram em algumas situações problemas. Os custos foram estipulados ainda em sala de aula, pelos professores, onde cada carrinho deveria ter o preço de até $50 reais. A estética não era uma questão obrigatória nas produções, apenas itens de segurança, como capacetes, sistemas de freios, etc.

Para finalizar, os estudantes participaram de um campeonato em duas etapas: descida de lomba (onde a gravidade ajudava o movimento dos carrinhos) e subida de lomba (onde a gravidade dificultava o movimento, e os integrantes do grupo ajudavam a empurrar). Para a conclusão deste campeonato, foram observadas questões sobre força, velocidade e gravidade, mensuradas e calculadas em um relatório, entregue aos professores, contendo também elementos importantes da construção do carrinho como as etapas, fotos das etapas, dados e conclusão.