22/09/2015

A prática de xadrez no ambiente escolar

A prática de xadrez no ambiente escolar é uma atividade que proporciona prazer, integração e valorização do raciocínio lógico através de um exercício lúdico-esportivo. Incentivar a prática do xadrez às crianças e adolescentes, é uma forma de estimular o espírito de liderança através da competição que o jogo oferece. Nas aulas, são desenvolvidos conteúdos como regras e movimentação básica das peças, incluindo os casos de empate, a coordenação básica das peças, buscando objetivos coordenados, exercícios de xeque-mate em um ou dois lances e muito mais. O uso de vídeos na internet também faz parte da metodologia aplicada à aula, como história de jogadores famosos, campeões mundiais, animações 3D e curtas-metragens com a temática, xadrez. Além de treinar na prática, com os colegas, sempre usando kits de peças e tabuleiro oficiais.

O uso de materiais de apoio também colabora para a formação do jogador. Nas aulas, o estudante aprende a usar o site sparkchess.com e lichess.org para praticar online. Também há o estimulo na participação em torneios de Xadrez. Pensando na constante prática dos nossos alunos, um dos próximos desafios para trabalhar a superação, é a Final Aberta do Campeonato Gaúcho Feminino de Xadrez, que vai ocorrer no município de Campo Bom, dia 26 de setembro, começando pela manhã e terminando à tarde. Essa é mais uma oportunidade para a prática e busca da excelência de nossos enxadristas. Mais informações, você confere a seguir.