21/09/2015

2ª Série do EM estuda física com nitrogênio líquido

Na última semana, a 2ª série do EM participou de uma aula prática de física com nitrogênio líquido, elemento químico que pode atingir até -195 ºC. Todos os estudantes que participaram puderam vivenciar, na prática, situações incomuns no cotidiano como o congelamento “instantâneo” de uma folha, uma flor e até mesmo alimentos. A experiência com alimentos foi além da percepção visual, os alunos provaram e notaram a diferença na estrutura física após o contato com o gás.

A atividade abordou conteúdos trabalhados em sala de aula, como a dilatação térmica de sólidos e líquidos, o estudo dos gases, o conceito de temperatura e sua relação com o volume dos gases, temperatura de congelamento de algumas substâncias e a diferença entre água liquida em suspensão na atmosfera e vapor d’água. Ao final, o professor Carlos Leandro colocou Nitrogênio dentro de uma garrafa, esvaziou o laboratório e, da parte de fora, os alunos puderam ver a dilatação e, consequentemente, a explosão da garrafa.