11/09/2015

5º ano do EF realiza o 1º Festival dos Imigrantes

Hoje (11/09), ocorreu uma incursão a diversas culturas no Colégio LSSA. Os estudantes do 5º Ano participaram do Festival dos Imigrantes, que fez parte do projeto desenvolvido em sala de aula, a partir de uma ciranda literária feita pelos alunos, com os títulos: Meu avô português, Meu avô alemão, Meu avô italiano, Meu avô africano e Meu avô espanhol. A coleção é editada pela Panda Books e composta por relatos de escritores sobre a experiência de ter um avô de uma dessas descendências. Durante o festival, o primeiro momento foi a apresentação de uma pequena encenação com texto e caracterização dos próprios alunos, onde traziam a temática da imigração de cada avô citado nos livros.

Para deixar esse evento com um sabor especial, alunos de outras turmas puderam, além de prestigiar a apresentação teatral, provar pratos típicos de cada país. A degustação foi organizada pelos próprios estudantes do 5º Ano, com comidinhas deliciosas, identificadas e decoradas conforme cada país. Também houve mostra de objetos de caracterização, cédulas de dinheiro e entre outros. O festival foi um espetáculo, onde cada informação, cada objeto, cada história, foi fruto de muita pesquisa e conhecimentos adquiridos, através dessa viagem de aprendizados, sobre os principais povos imigrantes do nosso estado.