27/08/2015

LSSA recebe estudante canadense

O Colégio La Salle Santo Antônio, está recebendo o estudante de intercâmbio, Luciano M. Ayala Valoni. Luciano nasceu na Argentina, mas vive há 15 anos no Canadá, e por causa da amizade entre a família dele e da nossa aluna Carolina Stümer, surgiu essa oportunidade de passar uma semana acompanhando as aulas no LSSA.

O estudante disse que antes de vir ao Brasil, estudou por conta própria nosso idioma, e que a maior dificuldade é compreender os diálogos. Em relação ao currículo, basicamente são as mesmas disciplinas, aqui há língua portuguesa, redação, literatura e lá tudo isso é dado em uma mesma matéria, no caso, francês ou inglês, dependendo da escola. A matemática é dividida em avançado ou médio. A avançada é cursada por estudantes que irão seguir áreas médicas, científicas, engenharias e as médias são para os estudantes que irão optar por áreas que não utilizam tanto matemática. Aqui tem uma disciplina de biologia, uma de física e outra de química. Lá a disciplina é de ciências, e engloba as três áreas. Ele relata que ano passado, teve física e química e que esse ano está tendo anatomia.

Luciano também contou que o modelo de escola no Canadá é dividido em dois sistemas: Sistema Francês - 7 anos de primário, 5 anos de secundário e 2 anos de Cégep (uma espécie de reforço/preparação para a universidade, onde os estudantes que não pretendem seguir carreira acadêmica, podem se especializar com um curso técnico para entrar no mercado de trabalho); E o sistema Inglês – igual o sistema francês, só que o secundário é feito em 6 anos). Aqui os alunos estudam ou à tarde ou pela manhã. Lá é o dia todo para todos os alunos.

A preparação para a universidade também é dividida entre o sistema inglês e francês. No sistema inglês ao concluírem o Cégep, os estudantes se preparam para o SAT (espécie de exame, prova para os que pretendem estudar nos EUA). Já no sistema Francês, o estudante precisa ter cursado um determinado número de matérias para poder ingressar na universidade. Outra característica que ele observou aqui no LSSA foi a estrutura física do Colégio, e o investimento aplicado para a Educação Infantil. Nas escolas de lá, Luciano diz que é “padrão” para todos os níveis de ensino. Esperamos que essa experiência seja enriquecedora, tanto para o Luciano, quanto para os nossos estudantes.

Luciano e as colegas do Ensino Médio