25/08/2015

1º ano do EF sai em busca do tesouro da Cuca

Hoje (25/08), no Colégio La Salle Santo Antônio, foi dia de caça ao tesouro. Os pequenos do 1º Ano do Ensino Fundamental embarcaram na aventura de encontrar o caldeirão de livros da Cuca. Comemorando o dia do Folclore sábado (22/08), a atividade fez os alunos desvendarem as pistas espalhadas pelo pátio do Colégio. No laguinho a pista fazia referência a Iara, rainha das águas. No campão, quem estava por trás da pista, era o Curupira e, por último, as pistas levaram todos até o Ginásio onde a Cuca, interpretada pela Bibliotecária Gislene, esperava por eles para um momento de bate papo e contação de histórias.

A atividade realizada com as crianças contemplou o plano de estudos trabalhado em sala de aula. No projeto, foram estudados os principais personagens que fazem parte do Folclore Brasileiro. Ao final, o tesouro encontrado estava dentro do caldeirão e a Cuca entregou para cada um, o livro do personagem que mais marcou, de acordo com as leituras realizadas durante a semana. Explorar o Folclore no ambiente escolar é inserir a criança dentro de uma cultura rica em imaginação, em história e criatividade.