23/06/2015

LSSA recebe Selo inédito na área da nutrição

A alimentação saudável sempre foi uma questão bastante abordada por nutricionistas em todos os lugares. Suprir as necessidades de nutrientes necessários para as crianças, sem deixar o sabor de lado é um dos maiores desafios encontrados pelas escolas brasileiras, mas no La Salle Santo Antônio este processo acontece de forma diferenciada. Na manhã de ontem (22/06), o Colégio recebeu mais um reconhecimento pelo exemplo de alimentação que oferece aos seus estudantes. Nossa instituição foi a primeira no Estado a receber do Conselho Regional de Nutrição da 2ª região, o Selo de Qualidade para Cantinas Escolares. A entrega foi realizada pela conselheira do CRN-2, Ivete Dornelles, e pela coordenadora de fiscalização, Maiele Lewandowski. Na ocasião também estiveram presentes, a nutricionista Maria Cristina Furtado da Silva - CRN-2 2779, o proprietário do estabelecimento, Mário Focchesatto e a diretora Silvana Menegat.

Para receber o Selo, os estabelecimentos devem ter um profissional de nutrição e atender aos requisitos de segurança alimentar e nutricional. O Conselho, vendo a importância da alimentação equilibrada na infância e à mudança nos padrões alimentares nesta fase, aderiu a esta premiação para as escolas privadas que utilizam cantina como uma das formas de alimentação. Em 2010, o Ministério da Saúde publicou o “Manual das Cantinas Escolares Saudáveis: promovendo a alimentação saudável”. A publicação orienta às instituições de ensino a substituir alimentos fritos por assados, industrializados por opções mais naturais e livres de conservantes. O Colégio seguiu essas orientações e também deu sequência ao projeto da nutricionista que há mais de 12 anos trabalha o tema da alimentação saudável na escola.

Comer bem é essencial para o desenvolvimento da criança. Além de satisfazer as necessidades nutricionais, esse ato, precisa ser fonte de prazer, de socialização e de cultura. Crianças necessitam aprender a ter uma dieta equilibrada, escolhendo alimentos de forma e em quantidade adequadas às necessidades diárias. O LSSA se sente feliz em ser o Colégio em que a cantina é o primeiro estabelecimento na área da educação a receber o selo, afinal, é sempre um prazer nutrir com amor!