19/06/2015

O uso de maquetes como apoio pedagógico

O Colégio LSSA está sempre buscando diferentes maneiras de trazer conhecimento e descobertas aos estudantes. Pensando e ponderando as relações de territorialidade, pertencimento, identidade e cultura, o uso de maquetes como apoio pedagógico é uma das ferramentas que podem ampliar o conhecimento dos alunos em relação a disciplinas como geografia e estudos sociais.

Na última semana, os alunos do 3º ano, em grupos, confeccionaram maquetes para retratar como tema principal a Zona Urbana e Rural da Capital. Foram destacados                                                                               pontos positivos e negativos de cada uma, suas especificidades, principais características e a importância para a familiarização do ambiente em que vivemos. O objetivo dessa atividade foi destacar a relevância dessas duas zonas para o desenvolvimento do município de Porto Alegre.

A elaboração de maquetes estimula a transformação bidimensional para o tridimensional, propiciando o desenvolvimento da percepção e diferenciação entre vertical e horizontal, pontos segmentares e uma análise da paisagem de forma integrada. Mostrando uma noção de espaço e localização do lugar onde o aluno vive trazendo as realidades do meio a sua volta.