12/05/2015

Autor Sergio Faraco participa de bate-papo no LSSA

O autor Sergio Faraco esteve no Colégio LSSA na manhã de ontem (11/05), para um bate-papo com os estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Faraco contou um pouco da sua história de vida e como se tornou escritor. Logo após a apresentação o autor iniciou o bate-papo sobre o livro, Dançar Tango em Porto Alegre, obra listada entre as leituras obrigatórias para o vestibular da UFRGS 2016.

No encontro Faraco respondeu a diversas perguntas elaboradas pelos alunos, questões sobre os contos do livro Dançar Tango em Porto Alegre, processo criativo, sobre a vida de um escritor e ainda como é ser considerado um grande nome da literatura gaúcha.

Faraco, natural de Alegrete/RS, mostra um universo bem regionalista na primeira parte do livro, no qual aparecem, em alguns momentos, suas vivências na Fronteira Oeste. Os outros dois blocos da Coletânea Dançar Tango são mais urbanos e mostram olhares do mundo pela visão de um menino, e personagens que apesar de viverem situações-limite são histórias permeadas de solidariedade, generosidade e dignificação humana independente das circunstâncias.

Os contos de Faraco já foram traduzidos em mais de 10 idiomas e o livro Dançar Tango em Porto Alegre foi vencedor do Prêmio Nacional de Ficção na Categoria Contos proferido pela Academia Brasileira de Letras no ano de 1999. Faraco é sem dúvida um dos maiores escritores da cena literária gaúcha e que através de suas vivências aproximou os alunos desta obra literária tão importante.