24/12/2014

Institucional

Natal - Tempo de Esperança

Natal - Tempo de Esperança

“Eis que vos trago o anúncio de uma grande alegria: nasceu-vos hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor”
Lucas 2,12 

   Estamos chegando ao final de mais um ano. Foi um ano particularmente difícil, com as más notícias inundando o noticiário: inflação alta, corrupção, baixo crescimento econômico, violência, acidentes, falta de água... E os prognósticos para o ano novo que se aproxima apontam para um ano de dificuldades e incertezas.

   A Palestina, nos tempos do nascimento de Jesus, era dominada militarmente pelos romanos. O povo vivia sob a influência de um grupo religioso, que tinha como única intenção a sua continuidade nos privilégios e proximidade com o poder romano. O final daquele ano também de incertezas e falta de perspectivas.

   Mas foi justamente naquele momento histórico, na humildade de um presépio, que nasceu Aquele que se transformou na esperança da humanidade. O Menino Jesus, nascido em manjedoura, de família pobre e trabalhadora, trouxe consigo o raiar de um novo tempo, de paz, de alegria, de plenitude, de encontro com Deus e com o próximo. Seu legado permanece até hoje e seguirá iluminando a caminhada dos seres humanos nesse mundo.

   Por acreditar nesse Deus que se fez criança e veio habitar entre nós é que desejo expressar a todas as famílias antonianas um Feliz Natal. Que sua vida e a de sua família possam desfrutar do encontro, da partilha, da alegria e da celebração da Vida. Não importa que esse ano tenha sido difícil. Se você permitir o nascimento de Jesus em seu coração, poderá ver que as bênçãos e as alegrias foram maiores que as frustrações e a tristeza.

   E ao contrário dos desesperançados de plantão, quero sim desejar a cada integrante da comunidade educativa antoniana um Próspero Ano Novo. Próspero de saúde, próspero de felicidade, próspero de esperança, amor e paz. Tenho a convicção de que, ao crermos no Menino Jesus, tudo isso se transformará em realidade nas nossas vidas. E se cada um de nós puder viver e espalhar a esperança, o novo ano será de vitórias e realizações.

   Finalmente, quero agradecer a Deus por esse tempo em que tive a honra e o privilégio de atuar na direção do Colégio La Salle Santo Antônio. Um pouco mais de uma década de novas amizades, de aprendizado, de crescimento e de muitas, muitas alegrias. Trabalhei com profissionais éticos e competentes, que muito agregaram à minha vida pessoal e profissional. Mais do que uma linha nova no meu curriculum vitae, a passagem por essa escola marcou profundamente meu coração. Agradeço a Deus por esse tempo.

   Um novo tempo inicia-se no La Salle Santo Antônio, agora sob a direção da Profª Silvana Menegat. Certamente é a pessoa mais capaz para assumir essa tarefa. Trata-se de uma profissional preparada para esse desafio, dedicada, profunda conhecedora da filosofia lassalista e comprometida com uma educação de qualidade, além de amar esse Colégio.  Ao seu lado, seguirá na administração institucional o Sr. Guilherme Kühne, além da chegada do Ir. Aldo Aliago, Irmão e educador proveniente do Chile. Estou seguro de que essa equipe, sob a coordenação da Profª Silvana, garantirá uma gestão que irá conduzir o Colégio em seu crescimento e consolidação como uma instituição educativa referência em excelência pedagógica e humana.

   Enfim, é Natal, é tempo de esperança! Em meu nome, em nome do Ir. Jonas Cerbaro (que assumirá a direção do Colégio La Salle Lucas do Rio Verde – MT) e do Ir. Silvino Schneider (novo vice-diretor do Colégio La Salle de Botucatu – SP), quero desejar um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo! Que o Deus da Vida possa nascer e habitar no coração de tod@s.

< voltar