09/11/2023

Colégio realiza treinamento em Primeiros Socorros

64 educadores do La Salle Santo Antônio realizaram treinamento em Primeiros Socorros com a Squadra Gestão de Riscos, empresa de consultoria especializada em segurança e gestão de riscos corporativos. Professores da Educação Infantil e colaboradores de diferentes setores receberam formação teórica e prática, além de sanarem dúvidas sobre o tema.

Para a formação, foram disponibilizados simuladores e manequins, bem como materiais de utilização no Atendimento Pré-Hospitalar (APH), bolsas para guarda e transporte de materiais, itens para curativos, recursos para imobilização de suspeita de fratura, utensílios para controle de hemorragia, Desfibrilador Externo Automático (DEAs) de treinamento, entre outros.

A palestra começou com assunto "prevenção e o ato de cuidar uns dos outros". Entres os temas trabalhados, abordou-se a comunicação de gestão de riscos, casos de hemorragia, obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE), parada cardiorrespiratória (PCR), queimaduras, suspeita de trauma, ferimentos, prevenção ao afogamento, síncope.

Serão realizadas ainda oficinas práticas, em dias e turnos diferentes para que os participantes exercitem as técnicas apresentadas.

A analista de recursos humanos do La Salle Santo Antônio, Aline Zortéa, uma das participantes do treinamento, relata como foi a experiência. "Achei o curso de Primeiros Socorros de grande valia para o nosso aprendizado, não só dentro da instituição de trabalho, mas para a nossa vida, ainda mais no meu caso que tenho dois filhos pequenos. As orientações dadas no curso nos ajudam a ter uma noção do que fazer e a quem recorrer em casos de urgência".

O treinamento em Primeiros Socorros é importante, especialmente para os educadores que atuam na Educação Infantil, pois as crianças demandam mais atenção no dia a dia. Para a professora da Creche II da Educação Infantil do Colégio, foi extremamente significativo receber a formação. "Recebi  orientações importantes sobre como agir em casos de emergência e também medidas de prevenção. Considero importante ações como esta para nós professores nos sentirmos mais capacitados para lidar com a vida dos alunos e também de nossos colegas e familiares", relata.

Gradativamente, todos os profissionais do La Salle Santo Antônio participarão do treinamento.

Programa Família Segura

O projeto integra as ações do eixo "Conhecimento" do programa Família Segura do Colégio, que visa instruir e capacitar os públicos que integram nossa escola, desenvolvendo uma cultura de identificação e prevenção de riscos, além de prepara-los para possíveis situações de crise, por meio de formações e simulados.