14/09/2018

8º ano tem encontro com o escritor Daniel Munduruku

Na semana passada, as turmas do 8º ano do Ensino Fundamental, do Colégio La Salle Santo Antônio, receberam uma visita especial: o escritor Daniel Munduruku autor de "Memórias de índio" tema do projeto literário em Língua Portuguesa.

A obra retrata memórias da infância e vida adulta do autor que é de ascendência indígena e faz parte do povo Munduruku residente no estado do Pará, falam Munduruku ou Wuy jugu uma das mais de 280 línguas indígenas conhecidas no Brasil. No livro Daniel narra os contatos com a língua portuguesa, e relata a inserção na educação formal, as dificuldades, preconceitos enfrentados e as lutas dos povos originários.

Precedendo a leitura da obra os estudantes foram desafiados a elencar as informações que conheciam sobre os povos indígenas. Posteriormente, a cada semana em grupos os estudantes leram e pesquisaram sobre a realidade do povo indígena no Brasil, houve também uma oficina de sensibilização sobre literatura indígena com a bibliotecária.

Ao longo do projeto um dos assuntos que mais tocou os estudantes foi a valorização dos idosos e o respeito aos mais velhos espinha dorsal da cultura indígena, mas que tem sido deixada de lado pela sociedade atual, o que demonstrou aos estudantes a importância da ancestralidade de respeitar e valorizar aqueles que trazem consigo vivências e uma longa experiência de vida, O encontro possibilitou aos estudantes perguntas e conhecerem um pouco mais da vida, costumes, crenças, identidade e dos saberes dos povos indígenas.