11/06/2018

Ensino Fundamental I

Semana do Meio Ambiente no LSSA

No dia 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que este ano tem como tema “#AcabeComAPoluiçãoPlástica”. Na Semana Mundial do Meio Ambiente o Colégio La Salle Santo Antônio, pensando na importância desta questão, preparou para os estudantes, atividades que envolvem a conscientização e cuidados para que todos possam praticar, pois pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença para tornar o mundo melhor.

Nesta semana, todos os alunos do Turno Integral participaram de uma Contação de Histórias. As turmas do 1º e 2º ano ouviram a história “O dia em que a Terra escureceu”, de Cláudio Martins. Esse livro narra o dia em que o Sol faz as malas e foi embora por estar revoltado com a bagunça que os humanos aprontaram com o meio ambiente. A Terra virou um caos: as plantas não cresciam, faltava comida e até ar.

Já a Educação Infantil participou da Contação de História do livro “O Mundinho”, de Ingrid Biesemeyer. E finalizando essa atividade, as turmas do 3º, 4º e 5º ano ouviram a estória “O Menino que Quase Morreu Afogado no Lixo”, de Ruth Rocha. Durante todos os momentos, os alunos eram explorados com perguntas sobre o que eles poderiam fazer para cuidar mais do meio ambiente.

Na manhã de hoje (11/6), as turmas 3º, 4º e 5º ano do turno integral puderam visitar o novo prédio e ver de perto como funciona o sistema de captação e armazenamento de água de chuva e o sistema solar fotovoltaico.

Conheça um pouco sobre o sistema de minigeração solar fotovoltaico do Colégio La Salle Santo Antônio:

A iniciativa de instalação do sistema se deu através da indicação da Rede La Salle, Mantenedora da nossa escola, que escolheu para implantação do Projeto Piloto o nosso novo prédio.

Assim, somos a primeira escola privada do Rio Grande do Sul a contar com essa tecnologia, e uma das primeiras do Brasil.

O sistema é composto de 242 placas de 340 watts cada. A capacidade de geração de energia pode variar de 8.000 kWh/mês em épocas de menor irradiação solar a 15.000 kWh/mês em meses mais propícios (principalmente no verão). A potência total instalada soma 82.28 kWp, o que atualmente atende em torno de 50% do consumo total da nossa escola.

Em termos de sustentabilidade, cálculos mostram que 1 árvore deixa de ser derrubada a cada 75 kWh gerados e 1 kg de CO2 deixa de ser lançado na atmosfera a cada 2 kWh gerado. Desde o início de operação do sistema (abril/2018), já evitamos a derrubada de 155 árvores e o lançamento de mais de 6 toneladas de CO2 na atmosfera.