15/12/2017

SOE realiza projeto de hábitos de estudos

O projeto “Despertando para os hábitos de estudo: transição do 5º ano para o 6º ano do Ensino Fundamental” foi desenvolvido durante o terceiro trimestre pela psicóloga Patricia Dutra do Serviço de Orientação Educacional, pelo Coordenador Pedagógico Fávaro Lummertz e pelas professoras dos 5º anos Fátima e Neiva.

O Projeto teve como objetivo trabalhar com os alunos a importância da organização e rotina para um desempenho escolar significativo. Em alguns momentos a sistematização e organização com os materiais de estudo não são gerenciados de maneira adequada pelos alunos, o que pode interferir no desempenho escolar.  Com o aumento da exigência educativa, torna-se imprescindível trabalhar com as habilidades necessárias para o próximo ano letivo, preparando-os para este processo de transição do 5° ano para o 6º ano do Ensino Fundamental.

Com isso, as atividades desenvolvidas visaram auxiliá-los a descobrir a maneira mais adequada de estudar, construindo a capacidade de autogerenciamento no que se refere à autonomia, responsabilidade e organização com os estudos e processo de construção de novos conhecimentos. Durante o trimestre os estudantes também participaram de atividades com alguns Professores do 6º ano, buscando esclarecer as dúvidas sobre a proposta e desafios do próximo ano letivo. Esses momentos possibilitaram trocas entre os alunos e os profissionais envolvidos no processo educativo, oportunizando uma projeção dos alunos para o 6º ano do Ensino Fundamental.