14/11/2017

As turmas do 3° ano EF visitam Planetário da UFRGS

Finalizando os conteúdos do último trimestre, os estudantes do 3° ano do Ensino Fundamental realizaram na segunda-feira (13/11) uma visita ao Planetário da UFRGS. Nessa oportunidade foi possível, antes da programação, conhecerem um pouco mais sobre o Sistema Solar no saguão do Planetário, conteúdo que foi estudado neste trimestre. Observaram os planetas, exploraram situações referentes à nossa Galáxia e, consequentemente, do nosso Universo.

Já dentro do espaço apropriado para a apresentação do programa, os estudantes escutaram  a história “Sou parecido com as estrelas”, contada pelo narrador, onde foi possível explorar o céu do Hemisfério Norte ao Hemisfério Sul. A história leva os espectadores a uma viagem pelo Sistema Solar falando sobre temas como o Sol como fonte de calor e a diversidade dos seres vivos do planeta Terra. Conheceram diferentes estrelas como  Aldebarã, amarelas, Sol. Descobriram que os árabes, gregos e indígenas já usavam as estrelas como recursos para direcionamento de suas práticas de vida. Conheceram a Via Láctea e apropriaram-se dos nomes das constelações.

O objetivo do passeio foi ilustrar melhor os conceitos já abordados em sala de aula, reconhecer que o Sol é uma estrela, identificar os planetas do Sistema Solar, que a Lua é o satélite natural da Terra e entender o que é a Via Láctea, nossa Galáxia.