02/10/2017

III Festival dos Imigrantes do Colégio LSSA

Na última sexta-feira (29/9), ocorreu uma incursão a diversas culturas no Colégio La Salle Santo Antônio. Os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental participaram do III Festival dos Imigrantes, que fez parte do projeto desenvolvido em sala de aula, a partir de uma ciranda literária feita pelos alunos, com os títulos: Meu avô português, Meu avô alemão, Meu avô italiano, Meu avô africano e Meu avô espanhol. A coleção é editada pela Panda Books e composta por relatos de escritores sobre a experiência de ter um avô de uma dessas descendências. Durante o festival, o primeiro momento foi realizada uma apresentação de uma pequena encenação com texto e caracterização dos próprios alunos, onde traziam a temática da imigração de cada avô citado nos livros.

Além da apresentação de peças de teatro envolvendo a temática, os alunos apresentaram em uma feira, pesquisas realizadas sobre estes países. O evento contou com uma plateia muito especial, alunos do 4° ano puderam prestigiar a apresentação teatral e ainda provar pratos típicos de cada país. A degustação foi organizada pelos próprios estudantes, com comidinhas deliciosas, identificadas e decoradas conforme cada país. Também houve mostra de objetos de caracterização, cédulas de dinheiro e entre outros. O festival foi um espetáculo, onde cada informação, cada objeto, cada história, foi fruto de muita pesquisa e conhecimentos adquiridos, através dessa viagem de aprendizados, sobre os principais povos imigrantes do nosso estado.

Acesse o nosso canal do Youtube e assista os vídeos sobre a Imigração, desenvolvidos pelos estudantes no Núcleo de Informática Educacional (NIE).

Para conferir as fotos do III Festival dos Imigrantes, acesse a página do Facebook do Colégio, clicando aqui.