23/08/2013

Bate-papo com Antônio Schimeneck

Durante a manhã da última terça feira (20/08), os estudantes do 3º ano do Ensino Médio participaram de um painel sobre “A Vida e a Obra de Simões Lopes Neto” com o autor Antônio Schimeneck. Obra presente frequentemente no vestibular da UFRGS, o livro “Contos Gauchescos” tem como cenário o Rio Grande do Sul e é composto por 19 contos apresentados pelo narrador Blau Nunes, que conta os causos utilizando uma linguagem coloquial com muitos termos regionalistas, remontando o vocabulário do gaúcho do início do século XX.  Durante a palestra, o escritor Antônio Schimeneck  apresentou detalhes da obra e características relevantes sobre a escrita de Simões Lopes Neto. Ao final, os estudantes ouviram o conto Negro Bonifácio e assistiram a uma pequena esquete de Melancia-Coco Verde, encenada com a participação da bibliotecária Gislene Rodrigues. O grande momento da leitura de “Contos Gauchescos” ocorrerá nesta semana com um debate coordenado pelo Profº Marcelo Frizzon.

Em um segundo momento, os estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental receberam Antônio para discutir a obra “7 Histórias de Gelar o Sangue”, que marcou o início do estudo do gênero literário dos contos com o professor Juares Lima. O bate-papo com o autor foi uma oportunidade dos estudantes conhecerem como funciona o processo criativo que dá origem ao livro e descobrirem a importância da oralidade, já que algumas histórias da obra fazem parte do imaginário popular e da infância do autor. Ao final, Antônio Schimeneck autografou os livros e respondeu perguntas sobre detalhes das narrativas e de seus personagens.