21/07/2016

Tiro com arco é destaque em aula multidisciplinar

O projeto “Vivências Olímpicas” continua sendo desenvolvido com os estudantes de diversos níveis de ensino, do Colégio La Salle Santo Antônio. Nos dias 7 e 8/7 os alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o Rugby, que é um esporte pouco praticado no país, mas que está retornando este ano, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. O diretor técnico, Paulo Roberto Barbosa Júnior, e o preparador físico e professor, Bruno Nunes Ferreira, do Guasca Rugby Clube, fizeram diversas atividades com os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, frisando que o esporte pode ser praticado por todas as faixas etárias.

No sábado (9/7), os estudantes da 2ª série do EM tiveram uma aula prática de Tiro com Arco, com a organização Arthemis, ministrada pelo professor Cristiano Vaz Zarichta. A atividade multidisciplinar, promovida pelo componente curricular de educação física, ministradas pelos professores Daniel Moojen e Volnei Junior, foi usada em conjunto nas disciplinas de matemática pelo professor Leonardo Mota, e de física, pelo professor Carlos Leandro de Oliveira.

Durante a semana anterior ao encontro, os alunos estudaram a parte teórica do esporte. Na disciplina de matemática, os alunos que já estavam estudando trigonometria, puderam aprender mais sobre a sua origem e entender que ela surgiu em função do interesse dos Romanos em descobrir como a flecha poderia alcançar uma distância maior possível, e assim ganhar dos seus adversários. A atividade de tiro com arco foi utilizada pelo professor de Física, para revisar conceitos de mecânica, tradicionalmente trabalhados na primeira série do mesmo segmento. A atividade serviu para os alunos compreenderem como energia potencial elástica, cinética e potencial são aplicadas na modalidade esportiva. Durante o segundo semestre o projeto “Vivências Olímpicas”, pretende buscar mais atividades esportivas e poder assim trabalhar em conjunto com outras disciplinas.