13/07/2016

Ensino Fundamental II

Alunos do 9º do EF têm encontro com Gisella Cassol

Na última sexta-feira (8/7), os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, do Colégio La Salle Santo Antônio, tiveram um encontro com a escritora e ilustradora Gisella Cassol, que falou sobre a sua obra “Biocrônica: o que não me contaram quando eu era criança”, lançado em 2015. Esse encontro foi uma das atividades relacionadas ao projeto desenvolvido pela professora de português, Maria Ines Moori, e o professor de religião, Irineu Schutz, que visa resgatar a história de vida dos alunos.

Durante os primeiros meses do ano, os professores identificaram a necessidade que os alunos do 9º ano têm em se autoconhecer, e a partir disso estabelecer projetos de vida. Os alunos construíram a sua linha do tempo, com fotos, com informações de como os pais se conheceram, a escolha dos seus nomes, primeira escola, primeiros amigos, com fatos marcantes, até os dias atuais. Nas aulas de religião, os alunos falam um pouco das suas histórias, e ao partilhar a sua vida com os colegas, eles conseguem enxergar mais semelhanças entre eles, que a sua história também é muito parecida com a do outro, unindo mais ainda essas turmas, relata professor Irineu.

Para a professora Maria Ines, um dos motivos na escolha do livro da Gisella ocorreu por ela ser uma autora jovem, que fala a linguagem dos alunos. As crônicas escritas pela escritora, falam sobre os 4 anos de transição da sua vida, entre a saída do colégio e a universidade, da adolescência para o início da fase adulta, e onde ela passou pelas mesmas experiências que agora eles estão passando. O projeto irá ser desenvolvido durante todo o 2º trimestre, e agora segue para uma nova etapa, onde os alunos, em grupos, devem pesquisar a vida de uma personalidade inspiradora, e após a pesquisa deverão apresentar para a sua turma, inspirando a todos positivamente.