12/07/2016

Semana do Pequeno Cientista na Educação Infantil

Durante a semana passada (de 4 a 8/7), os alunos da Educação Infantil, viveram uma semana como Pequenos Cientistas. A realização do projeto acontece após cada professora escolher uma experiência científica, apropriada para a faixa etária dos alunos, e desenvolver a mesma em sala de aula. Na sexta-feira (8/7), os pais e familiares puderam assistir a apresentação das inúmeras experiências vividas pelos filhos.

A turma C21 construiu um vulcão de argila e trabalhou com as experiências do vulcão em erupção e da lâmpada de lava. A turma C22 interagiu com as misturas, iniciando com a água e corante, depois com a água e o suco em pó, e por fim as crianças da creche fizeram, a não mistura entre a água e o azeite. A turma P31 deu continuidade ao seu projeto sobre natureza, e construíram duas maquetes, uma como eles imaginam que deveria ser uma floresta e outra com muito desmatamento, lixo, imaginando um local que afugenta os animais do seu real habitat natural. Os alunos da P32 prepararam as experiências da explosão de cores, do balão que não estoura em contato com o fogo e a vela que faz a água subir, estudando de forma lúdica a pressão atmosférica. A P33 conheceu mais sobre a nossa boca, como os dentes de leite e permanente, e apresentaram a experiência do ovo que foi coberto com pasta de dente, mostrando a importância da escovação e a proteção do flúor para os nossos dentes.

A turma P41 fez a experiência do ovo que fica transparente ao ficar mergulhado em vinagre, da areia movediça e das cores escondidas (cromatografia). Já os alunos da P42 trabalharam durante a semana o mosquito Aedes Aegypti, construíram uma mini cidade, onde simularam a chuva e acúmulos de lixo e possíveis criações de focos do mosquito. E por último, a turma P43 ficou intrigada com uma matéria de TV que falava sobre a morte das tartarugas. Eles pesquisaram e descobriram que elas confundem sacolas de lixos e garrafas pets com prezas naturais, as águas-vivas. O assunto fomentou entre eles, e o tema escolhido foi a importância sobre o descarte correto do lixo. A Educação Infantil deu seus primeiros passos para a Ciência, de forma lúdica, eles aprenderam a experimentar, investigar e despertar o interesse e a curiosidade em ver e aprender coisas novas na semana do Pequeno Cientista.