01/07/2016

Edição especial do Bate-papo falou sobre TDAH

Aconteceu na última quarta-feira (29/6), uma edição especial do Bate-Papo na Escola, com a palestra “Seu Filho Anda Desatento?” com a presença do renomado psiquiatra Luis Augusto Rohde. Na palestra, Rohde apresentou os principais sintomas de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) na infância, trazendo exemplos de indícios de TDAH presentes no dia a dia das crianças. O psiquiatra buscou explicar casos concretos dos sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Referiu que os sinais apresentados precisam estar presentes frequentemente por pelo menos 6 meses e considerado mais do que o esperado para a faixa etária da criança em idade escolar.

Luis Augusto pontuou que há três apresentações de TDAH (predomínio de desatenção, o combinado e o predomínio de hiperatividade/impulsividade). Relatou que o diagnóstico é clínico. Por esta razão, acredita ser importante avaliar as questões atreladas ao sono e a audição da criança, antes de procurar avaliação para TDAH. Outro ponto sinalizado foi a importância da descoberta do diagnóstico, pois interfere na autoestima, em virtude das dificuldades vivenciadas pela criança. O Doutor comentou sobre estudos realizados nos Estados Unidos sobre TDAH, e apresentou o projeto que coordena no Hospital de Clínicas, de Porto Alegre.

O projeto "Ensaio Clínico Randomizado Com Uso de Treinamento Cognitivo em Crianças e Adolescentes Com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)" atinge crianças de 6 a 13 anos (com diagnóstico de TDAH e/ou que apresentem sintomas indicativos do transtorno).

Interessados entrar em contato com a psiquiatra Virginia Rosa, do Serviço de Psiquiatria Infantil do HCPA, pelo telefone (51) 3359-8413 ou e-mail: virginia.orosa@gmail.com.

Mais detalhes sobre o projeto AQUI.