22/07/2013

EIJL é marcado por integração e clima festivo

EIJL é marcado por integração e clima festivo A convivência foi a palavra-chave de mais um evento marcante na história lassalista.

Esta segunda-feira foi o último dia do Encontro Internacional da Juventude Lassalista, mas os propósitos de fé e de integração continuam, já que houve o início da Jornada Mundial da Juventude, que ocorre no Rio de Janeiro até 28 de julho. Com o tema “Lassalistas, Discípulos de Jesus no Mundo da Educação”, o EIJL teve como sede o Colégio La Salle Abel, em Niterói/RJ, e reuniu cerca de 500 pessoas. Delegações de diversos países chegaram ao Colégio na sexta-feira, 19, e puderam aproveitar bela apresentação da Orquestra La Salle.

No dia 20, a solenidade iniciou com palavras de acolhida do Provincial Brasil-Chile, Ir. Jardelino Menegat, do Coordenador do EIJL, Ir. Paulo Petry, e dos Irmãos Charles Kitson e Joseph Gilson. O Superior Geral do Instituto das Escolas Cristãs, Ir. Álvaro Rodríguez Echeverría, foi quem declarou a abertura oficial do evento, que prosseguiu em clima festivo. Já a Missa de Abertura foi celebrada pelo Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco.

Uma dinâmica, organizada pela comissão local, promoveu momentos de integração entre os peregrinos. A atividade continuou com a palestra "Juventude Lassalista no Mundo" e com momento de Motivação Vocacional, comandado por Ir. Walysson Shane. A noite do 1º dia de EIJL encerrou com uma oração, preparada pela delegação do Chile. A atividade contou com música, dança, reflexão e espiritualidade.
Além de um show cultural, no dia 21 os destaques foram as palestras “Googling God... A Lasallian Search”, ministrada pelo Coordenador Internacional da Juventude Lassalista, Ir. Charles Kitston (Roma), e também “A Alegria de Ser La Salle Hoje”, apresentada pelo Ir. Michael French (USA).

Para o encerramento do EIJL, o Superior Geral ministra a palestra “O Papel dos Jovens na Nova Evangelização”. Já o Ir. Roberto Medina traz contribuição apresentando “Muito Além da Amizade: um Encontro com Jesus”.  O “Show Brasil”, organizado pela comissão local de cultura, visa fortificar ainda mais o entusiasmo pelo início da JMJ.  A convivência foi a palavra-chave de mais um evento marcante na história lassalista, cuja presença em ambos os eventos é de grande importância na transmissão dos valores cristãos, de humanidade e respeito.

EIJL